Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Sobre a Cidade

Sobre a Cidade

A história de Bom Despacho

Antes do auge do ciclo do ouro, ocorrido na região de Pitangui, várias bandeiras se adentraram pelo território do Alto São Francisco. Devido à ocorrência de motins em Pitangui, a bandeira de Domingos Rodrigues do Prado viu-se obrigada a abandonar o território e montar acampamento numa região a oeste, que seria o berço da cidade de Bom Despacho.

Em incursões realizadas nesse mesmo território, Antônio Rodrigues Velho, conhecido como Velho da Taipa, abriu picadas e tomou posse de vários campos e matas. Companheiro do Velho da Taipa no desbravamento dos sertões além do Rio Lambari, foi seu cunhado Manoel Picão Camacho, que em 1730, tornou-se o primeiro morador da paragem que lhe deve o nome – Rio Picão. Ali nascia Bom Despacho.

A picada Pitangui-Pirapora-Paracatu, passando por Paragem de Piraquara, junto ao Rio São Francisco, foi de grande importância para o povoamento da região. Além disso, no início da segunda metade do século XVIII, cessada a febre do ouro, e com as minas quase sem exploração, Pitangui e toda a Capitania entram em processo de estagnação e declínio.

Então, entre 1755 e 1800, inúmeras famílias, procedentes da Vila de Pitangui, buscaram a região entre os Rios Lambari e São Francisco, para dedicarem-se à criação de porcos, bois e cavalos. Desenvolveram simultaneamente pequenas lavouras para a subsistência.

A topografia plana ondulada da região possibilitava o rápido conhecimento do território. Na região, também deu-se a formação de abrigos de escravos fugidos, os quilombos. Na medida em que negros eram liquidados, as áreas conquistadas foram sendo distribuídas em sesmarias, resultando na formação das primeiras fazendas de criação de gado, favorecida pelas vastas pastagens naturais.

A partir de 1770, o Capitão Francisco de Araújo e Sá é mencionado como primeiro criador de gado, na condição de proprietário da fazenda do Picão, que se situava às margens do rio de mesmo nome. Aproximadamente nesta data foi erguida uma capela, que se tornou um centro polarizador, aglutinando pessoas que percorriam léguas de distância para participar das celebrações.

Assim, a capela de capim, antes a única construção existente, viu-se, no decorrer dos anos, rodeada de outras construções, como casas, ranchos e vendas, favorecendo a formação do Arraial de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Em uma sociedade fortemente religiosa, as irmandades gozavam de relevância e prestígio, pois carregavam antigos moradores e criavam oportunidades de convivência social. Entre elas, destaca-se a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que exercia intensa influência sobre a comunidade, trabalhando as questões sociais e tentando suprimir o preconceito racial, criando condições para a participação dos negros em sua congregação.

Mas foi em 1801 e 1831, que o arraial começou a desenvolver seu potencial. A principal atividade econômica era criação de gado, secundada pela produção de rapadura e aguardente, bem como as culturas de arroz, milho, mandioca e algodão. Em 1812, o arraial constituído ao redor da Capela de Bom Despacho, através da carta régia, atingiu a condição de instituição civil.

Com a aquisição de contornos urbanos, resultante do desenvolvimento do comércio e do setor produtivo local, a comunidade requereu inutilmente, durante anos, a elevação do arraial à categoria de Vila.

O Município só foi criado em 1911, em 30 de agosto, com o desmembramento de Santo Antônio do Monte. A Vila foi efetivamente instalada em 1º de junho de 1912, contando com dois distritos: Bom Despacho e Engenho do Ribeiro.

Origem do nome da cidade – Foi dado em razão da capela. Mas existem controvérsias a respeito da origem do nome da capela. Uma vertente o atribui à devoção do seu fundador, Luiz Ribeiro da Silva, que como outros portugueses povoadores do oeste mineiro, era procedente da Província do Minho, norte de Portugal, onde era fervoroso o culto a Nossa Senhora do Bom Despacho. Outra corrente afirma que a denominação surgiu na ocasião de uma seca prolongada, ocorrida entre 1767 e 1770, penalizando pessoas, animais e lavouras. Então os devotos de Nossa Senhora do Bom Despacho fizeram súplicas e orações pedindo chuva. Certos de que suas preces foram ouvidas, pois a chuva não demorou chegar, ergueram a capela em honra à Santa.

Verifique os dados completos sobre Bom Despacho no link do IBGE clicando aqui. Em seguida selecione o Estado e o nome da cidade.