Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

EFESP

Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Secretaria de Administração


Curso: Português Instrumental

PÚBLICO-ALVO

Servidores Públicos Municipais.


OBJETIVO

Contribuir para a habilitação dos servidores quanto ao exercício coerente da linguagem nas diferentes situações comunicativas, através do uso adequado da Norma Culta Padrão da Língua Portuguesa, de forma a capacitar esses servidores quanto à compreensão, interpretação e construção de textos em língua materna, a fim de que os participantes sejam competentes e hábeis quanto ao uso da linguagem formal e dos diferentes registros formais das variedades linguísticas de modo a empregá-los nas mais variadas oportunidades da enunciação, principalmente da modalidade escrita da Língua Portuguesa.


CONTEÚDO

Língua Portuguesa: prática de oralidade e de escrita;

Adequação vocabular linguística;

Ambientes de monitoramento;

Aspectos da morfologia;

Sintaxe;

Regência;

Semântica ;

Ocorrência da crase;

Acentuação ;

Ortografia;

Noções de pontuação;

Prosódia;

Mudanças do acordo ortográfico;

Noção de produção de textos;

Os enunciados e a construção/ produção do sentido nos / dos textos;

Comunicação em língua formal;

Leitura.



METODOLOGIA

O curso será ministrado através de aulas expositivas, com auxílio de projeção, resolução comentada de exercícios que simulem situações práticas de emprego da linguagem e nos exijam o manuseio adequado da Norma Padrão da Língua Portuguesa, além de debates, tira-dúvidas, apresentação de vídeos e atividades que contemplem o exercício da oralidade, em diferentes graus de formalidades e nos diferentes ambientes de monitoramento.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 14, 21 e 28 de fevereiro e 6, 13 de março.

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 20h

Instrutora: Camila Aparecida da Silva Marques, servidora de carreira. Graduada em Letras- Português/ Inglês – FASF- Unisa- Luz (2003) Pós- graduada em Metodologia da Língua Portuguesa e Estrangeira pela Uninter- Paraná (2011) e Mestrado em Letras- Estudos Línguísticos – UFTM – Universidade Federal de Uberaba (2019). Atua como professora de Língua Portuguesa do Cesec- Bom Despacho, desde 2007. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio Darwin, desde 2010. Professora de Língua Portuguesa em cursos Técnicos de Nível Federal – Pronatec, 2013,2014, 2015. Tutora do Curso de Graduação em Letras pela UFLA- Universidade Federal de Lavras, desde 2017. Atua em cursos preparatórios para concursos e é corretora de redação em universidades da região, plataformas digitais e exames de seleção em larga escala em nível federal.

Local: EFESP


Vagas

35
Total de Vagas
5
Disponíveis
Inscrições Encerradas

Período de Inscrições

28/01/2020 - 13/02/2020

Certificado de Participação