Ex-Prefeito Haroldo de Sousa Queiroz

Nascimento: 17 de maio de 1960

Filiação: Flávio de Melo Queiroz e Maximina Ferreira de Queiroz

Cônjuge (s): Maria da Conceição Carvalho de Queiroz

Filhos: Tereza Raquel, Maria Isabel, Marina e Larissa.

Ocupação principal: Fazendeiro e político

Haroldo de Sousa Queiroz nasceu em 17 de maio de 1960 (registrado no dia 20 de maio de 1960), em Bom Despacho-MG. Filho de Flávio de Melo Queiroz e Maximina Ferreira de Queiroz. Seu pai era bom-despachense com origens em Pitangui e Pará de Minas. Sua mãe é natural de Santo Antônio do Monte.

O pai e os avós de Haroldo eram ambos fazendeiros. Os avós maternos possuíam uma fazenda no distrito Capivari dos Macedos, em Bom Despacho, e os avós paternos tinham uma propriedade denominada Fazendinha. Apesar de nascer na cidade, passou a infância no meio rural. Cresceu lidando com a vida no campo, gostava de trabalhar com granja de frango, gado e máquinas agrícolas. Estudou no grupo escolar Coronel Praxedes, Martinho Fidélis, Colégio Zé Vieira (antigo Comercial) e também no Colégio Industrial, não concluindo os estudos na educação básica.

Após deixar a escola, serviu o Tiro de Guerra, mas está etapa foi interrompida quando, aos 19 anos de idade, casou-se com Maria da Conceição Carvalho de Queiroz, em 19 de maio de 1979. A política sempre foi presente na vida de Haroldo Queiroz. Seu avô materno foi fundador do Sindicato Rural, e presidente do mesmo. É sobrinho de dois ex-prefeitos da cidade, Dr. Roberto de Melo Queiroz, e Dr. Francisco de Araújo Lopes Cançado. Seu ingresso na política foi através da amizade de seu pai com o ex-governador mineiro Nilton Cardoso, que constantemente frequentava a fazenda de sua família. A partir disso, Haroldo aproximou-se de Nilton Cardoso e passou a prestar serviços em suas fazendas, através de sua empresa de máquinas agrícolas. Com o tempo, Haroldo estreitou sua amizade com Nilton que, em 1992, sugeriu que Haroldo tentasse a candidatura de vereador pelo PTB. Após garantir sua vitória, Haroldo assumiu a câmara em 1993, iniciando sua carreira política. Nilton Cardoso sugeriu ainda lançá-lo a candidato a deputado estadual. Haroldo assim o fez. Em 1994 lançou sua campanha a deputado pelo PDT, sem esperança em ficar bem colocado nas eleições. Alcançou a primeira suplência (Fonte: Assembleia Legislativo de Minas Gerais). ¹

A derrota das eleições de 1994 deu fôlego para que Haroldo se lançasse candidato a Prefeito em 1996. Vitorioso, assumiu a prefeitura em 1997, junto ao seu vice, Ronaldo Leite. Haroldo Queiroz governou o município por três mandatos. O segundo foi iniciado em 2005 e o terceiro foi consecutivo. Saiu da prefeitura em 2012.

De acordo com o ex-prefeito, suas maiores realizações para a cidade foram: a instalação de uma faculdade, a SESBOM, montada em 1998 no CAIC; a construção do Aeroporto e da Av. Dr. Roberto de Queiroz. Criou um importante centro odontológico para atender a população mais carente de Bom Despacho.

Durante seu mandato iniciou-se pela COPASA o projeto de revitalização da Bacia do Rio São Francisco, através do governo federal, para coleta e tratamento de 100% do esgoto doméstico do município.

Haroldo Queiroz tem quatro filhas, Tereza Raquel Carvalho Queiroz; Maria Isabel Carvalho Queiroz; Marina Carvalho Queiroz; Larissa Carvalho Queiroz.