Ex-Prefreito José Cardoso de Mesquita

Nascimento: 30 de janeiro de 1937

Filiação: Sandoval Mesquita e Araci Cardoso

Cônjuge (s): Geralda Batistuta de Mesquita

Filhos: Alessandra Batistuta de Mesquita, Fábio Batistuta de Mesquita, Luciana Batistuta de Mesquita e Fernanda Batistuta de Mesquita.

Nascido na próspera vila de Moema, em 30 de janeiro de 1937, José Cardoso de Mesquita, filho de Sandoval Mesquita, fazendeiro e chefe político de Moema, e Araci Cardoso, professora. José Mesquita passou a sua infância no local que, na época, mais parecia vila do que cidade. A vila de Moema, pertencia a Bom Despacho, não possuía iluminação pública e a luz das casas se fazia através de lamparinas a querosene. Cresceu muito próximo à vida do campo, em contato diário com as lidas tomou gostopela profissão que também teria anos mais tarde teria, a de fazendeiro.

Iniciou o curso primário, no Grupo Escolar Caramuru, em Moema, concluindo-o em 1947. Após conclusão do primário, dando continuidade aos estudos, mudou-se para Bom Despacho, residindo na casa de seus avós, na Avenida 1° de Junho. Em Formiga, concluiu o ginásio no Colégio Antônio Vieira, e o científico no Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte. Em Uberaba, José Cardoso de Mesquita formou-se médico, pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro.

Ao terminar seus estudos em Uberaba, Dr. Mesquita seguiu para São Paulo, onde fez Residência Médica no Hospital das Clínicas, no período de 1963 a 1964, especializando-se em Ginecologia e Obstetrícia,. Em seguida, retornou para Bom Despacho, e instalou um consultório na Rua Alferes Tavares. Nesse período, também lecionou para o curso de Formação de Professores, na Escola Estadual Miguel Gontijo.

Em 1965, casou-se em Uberaba com Geralda Batistuta, jovem médica especializada em Pediatria. Após o casamento, estabeleceram-se em Bom Despacho, onde tiveram quatro filhos: Alessandra Batistuta de Mesquita; Fábio Batistuta de Mesquita; Luciana Batistuta de Mesquita; Fernanda Batistuta de Mesquita.

Seu pai, Sandoval, além de líder político em Moema, também foi vereador em Bom Despacho. Fato que, possivelmente, influenciou a entrada de José Mesquita na política. Em 1988, lançou sua candidatura, tornando-se prefeito de Bom Despacho em 01 de janeiro de 1989.

Em seu governo construiu o prédio para a instalação da Prefeitura, que não possuía edifício próprio; reformou o antigo armazém da Estrada de Ferro Paracatu para a instalação da Câmara Municipal, primeiro bem cultural renovado a partir de orientação técnica do IPHEA.

Em 1991, por meio da Fundação Cultural de Bom Despacho, promoveu a I Feira do Livro, na qual foram realizadas palestras e lançamentos de livros, que contou com a presença de escritores da cidade, de Brasília, Belo Horizonte e Divinópolis. A Feira tornou-se tradição, sendo promovida em 1997, 1998, 1999, até sua interrupção em 2000, devido as dificuldades decorrentes da campanha eleitoral para a Prefeitura.

Mesquita ainda incentivou as Exposições de Arte Infantil, duas dela em âmbito nacional. Promoveu concertos sinfônicos com o Coral Voz e Vida. Criou a Lei Municipal de Incentivo a Cultura, que chegou a ser conhecida como Lei Mesquita. Apoiou a Fundação Cultural para promover a I Exposição Filatélica de Bom Despacho, divulgando a exposição de selos do economista bom-despachense Carlos Alberto de Oliveira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:

GUERRA, Jacinto. Gente de Bom Despacho: histórias de quem bebe água da Biquinha. Brasília: Thesaurus, 2003.