21 de Março, dia de luta contra o preconceito racial

Séculos de escravidão marcaram a vida dos negros no Brasil. E ainda hoje muitos têm suas vidas e culturas apagadas por conta do racismo que permeia a sociedade. Por essas razões, o País tem uma dívida histórica com o povo negro e deve criar mecanismos eficazes de combate ao preconceito.

Bom Despacho não é diferente do restante do país. “Temos um grave problema com o Racismo Institucional no nosso Município. As pessoas ainda não veem o racismo que a população negra da cidade sofre no dia-a-dia”, comenta Graça Epifânio, servidora na Secretaria de Cultura e representante do Quilombo Carrapatos da Tabatinga na Prefeitura.

Prefeitura combate a discriminação- A Prefeitura realiza diversas ações para combater o preconceito e valorizar as culturas negras da cidade. Oficinas de Grafitte, Curso de Etnias para professores das redes municipais, estaduais e particulares, Miss Beleza Negra e as cotas raciais em âmbito municipal são alguns exemplos.

Confira a programação que a Secretaria de Cultura organizou para o dia 21 de março:

9h30- Bate-papo sobre racismo na Rádio Difusora. Graça Epifânio conversará sobre o tema com demais integrantes do movimento negro. Estarão presentes as professoras Angela Aguiar e Graciela Aparecida, além dos vencedores do Miss Beleza Negra 2018, Mateus e Josiane da Silva.

19h30- Documentário Dandaras: A Força da mulher quilombola, na Praça da Matriz.