Agentes de Saúde propõem soluções alternativas para demandas de pacientes

4 de outubro é Dia Nacional do Agente de Saúde e de Combate à Endemias

José Lourenço com seu novo painel de horários feito pela agente Gabriela.

Hoje, 4 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias. Os agentes desempenham um serviço primordial que é orientar os cidadãos sobre como manter a saúde e dos serviços das UBS.

Além disso, os agentes estão sempre pensando em soluções para facilitar a vida dos pacientes. Um exemplo é o  painel de horários feito pela agente de saúde da UBS Ozanan, Gabriele Rodrigues. Muitos de seus pacientes são idosos e têm dificuldade para lembrar que hora tomar os remédios diários. O painel os ajuda a guardar os horários.

“Essa é uma demanda que já vinha sendo discutida. Comentei com as minhas colegas e uma delas deu a ideia de fazer um painel de isopor com as caixinhas de leite coladas para colocar as cartelas de comprimidos dentro”, diz Gabriele.

Junto às caixinhas, vem a imagem do horário de tomar o remédio: sol para os comprimidos que devem ser tomados de manhã e lua para os de noite. José Lourenço, paciente de Gabriele, agora pode ficar mais tranquilo. “Ele gostou muito. Fazer também para os outros pacientes que têm dificuldade de ler”, ressalta Gabriele.

Dia dos Agentes – para comemorar o Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, a Secretaria realizou um dia com diversas atividades. Os servidores foram para o Sesc e lá ganharam ioga, massagens e ainda participaram de atividades terapêuticas. Confira as fotos.