Amanhã é Dia da Árvore: aprenda que folha no chão não é lixo

Mesmo quando caem, elas têm um papel fundamental na preservação das árvores

Açacu em frente à rodoviária.

Todo mundo já ouviu aquela canção da dupla Sandy e Júnior que diz: “no outono é sempre igual, as folhas caem no quintal…”. Mas poucos sabem o motivo das folhas caírem no outono.

Vamos te contar mais sobre isso: o Brasil é um País de altas temperaturas. Por isso, quando chega a temporada seca, que abrange o outono e o inverno, as folhas de algumas espécies de árvore caem para evitar a perda de água e a desidratação.

Também caem no chão para se decomporem, enriquecerem o solo e fornecerem nutrientes para as plantas. Outra vantagem dessa estratégia está na economia de energia. Algumas espécies de árvores usam a energia poupada, por não precisarem nutrir as folhas, na sua produção de flores. Repare no ipê. Ele sempre floresce na época de seca, mesmo sem folhas.

Por tudo isso, mesmo quando estão em decomposição no solo, as folhas são fundamentais para a preservação das árvores.

Folha no chão não é lixo.