Antropóloga lança livro sobre reinado de Bom Despacho

Exposição sobre o reinado durante o lançamento do livro na Biblioteca Municipal.

Patrimônio imaterial nacional, o reinado é uma importante manifestação do povo negro em Minas Gerais. Os festejos fazem parte também da cultura bom-despachense, onde anualmente religiosos saem às ruas para louvar a Senhora do Rosário e santos pretos.

Com o intuito de registrar e valorizar a tradição, em 2011, a antropóloga Patrícia Brandão Couto realizou um trabalho com crianças de diversas escolas públicas de Bom Despacho. Das oficinas de artes e letra, o resultado foi o livro O Povo do Cativeiro e a Senhora do Rosário: Reinado e Congado em Minas Gerais, cujo lançamento aconteceu semana passada na Biblioteca Municipal.

O livro- Destinado ao público infanto-juvenil, ele conta o mito da Senhora do Rosário com ilustrações realizadas pelas crianças que participaram das oficinas. “É muito importante registrar e guardar nossa história” afirma Tiana, a capitã do Moçambique de São Benedito, um dos ternos mais importantes do festejo da cidade.

João Elias Azevedo foi uma das crianças que participaram da oficina e do livro. Ele ilustrou os índios abrindo o caminho para o Moçambique passar carregando a imagem da santa.  “Não sabíamos muito a respeito da importância do reinado para identidade cultural da cidade, o que acabou por nos deixar maravilhados quando ouvimos as histórias que o conceberam”, comenta João, que hoje estuda artes na UFMG.

Confira aqui as fotos do lançamento.