Apesar do alto índice de focos, Bom Despacho está entre as cidades da região com menos casos de dengue

Trabalho da Prefeitura, dedicação dos agentes e apoio da população estão salvando vidas

A Prefeitura está trabalhando pesado para livrar a população da dengue. O resultado desse esforço é positivo e deixa Bom Despacho numa situação menos preocupante que a maioria dos municípios da região. Boa parte deles tem incidência média, alta e muita alta. Bom Despacho tem mais de 60 mil habitantes e apenas 18 casos confirmados, o que significa incidência baixa.

Apesar da situação parecer favorável, o cidadão precisa continuar atento. Muitas cidades da região estão com surto de dengue. “Isso é perigosíssimo, principalmente se considerarmos que nosso último levantamento de focos detectou índice alto, de 8,5%. Isso significa que tem muito mosquito Aedes aegypti aqui. Então, pessoas contaminadas em outras cidades entram em Bom Despacho e são picadas por mosquitos. Estes passam a transmitir a doença. Em poucos dias este ciclo pode gerar um surto”, alerta o gerente de epidemiologia, Fernando Júnior.

A população precisa eliminar a água parada – 100% dos focos estão dentro nas residências. Por isso, é importantíssimo que o cidadão faça sua parte, limpe seus quintais, elimine a água parada. A Prefeitura está fazendo sua parte. Algumas das ações são fumacê em todos os bairros, contratação de mais agentes para visitas domiciliares, agentes usando bomba costal, mutirões de limpeza, campanhas de conscientização, bloqueio das áreas com pessoas doentes, multa para os criadores do Aedes aegypti.

Clique aqui para ver situação dos municípios da região.