Bom Despacho – um ótimo lugar para morar e investir

O município de Bom Despacho tem passado nos últimos anos por grandes transformações que melhoraram sensivelmente as condições de vida de sua população.

A cidade é dotada de praticamente 98% de energia elétrica, 98% água e 97% esgotamento sanitário. Toda a rede de esgoto da zona urbana (além de duas comunidades rurais) é interceptada e até o final de 2013 a prefeitura inaugura duas estações de tratamento de esgoto que tem capacidade de atender a plenitude da cidade por cerca de 20 anos.

85% da cidade é pavimentada – asfalto e/ou calçamento. O objetivo da atual Administração é entregar o município com 93% de pavimentação até dezembro de 2012.

Bom Despacho, através da Unipac, oferece hoje 18 cursos de nível superior.  Em parceria com o IFET Bambuí, a E.M Cel. Praxedes sedia três cursos técnicos. Recente parceria com a Unifet e Governo do Estado vai trazer a Bom Despacho outros quatro cursos técnicos gratuitos. O município oferece também os cursos de Matemática e Pedagogia através da Universidade Aberta do Brasil – UAB, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Ainda na área de ensino o município conta também com várias instituições de ensino técnicas e na educação pública o IDEB, graças ao esforço dos profissionais de ensino, encontra-se entre os melhores do estado. Na E.M Cel. Praxedes, por exemplo, atingiu-se um IDEB previsto apenas para o ano de 2021. Alunos têm se destacado nacionalmente como aconteceu com estudantes da E.M Virgílio Antônio da Silva, escola que se encontra na comunidade rural do Mato Seco.

A atual Administração ainda construiu duas creches nos bairros São Vicente e Ozanan, reformou a ampliou as escolas Cel. Praxedes, João Dornas, Dona Zulma e Dona Duca.

Na área da saúde o município conta com 10 equipes de Saúde da Família, sendo cinco com equipes de saúde bucal. As equipes de PSF desenvolvem um trabalho voltado para a prevenção e promoção da saúde objetivando melhoria na qualidade de vida da sua população. No ano de 2010 as unidades de Saúde da Família realizaram 46.944 consultas, 2.520 atendimentos voltados para gestantes, 62.832 visitas domiciliares, 1.056 grupos educativos e 3.600 preventivos do câncer de colo do útero.

Foram construídas duas Unidades Básicas de Saúde, sendo que outras duas já estão em fase de licitação. Foi construída a Policlínica Dr. Gê, a Clínica Odontológica e encontra-se em construção o Centro de Controle de Zoonoses.

Bom Despacho é uma cidade que, proporcionalmente, possui mais centros de inclusão digital do que vários municípios de porte maior. Ao todo são cinco telecentros, sendo que um deles fica no Distrito do Engenho do Ribeiro. 2.500 pessoas já foram formadas desde a sua implantação.

A Administração revitalizou e canalizou o Córrego do Peneireiro e o Córrego dos Machados e construiu a Av. Dr. Roberto de Melo Queiroz. Foram construídas 100 casas populares no Bairro Tabatinga com toda a infraestrutura; 60 casas no Conjunto Babilônia e – até o fim de 2012 – mais 250 no Conjunto Habitacional Simeão Ferreira de Souza. Foram também construídos Centros de Atendimento a Famílias Carentes no Bairro Ozanan e no distrito do Engenho do Ribeiro.

O município também ganhou quatro quadras poliesportivas nos bairros e povoados. Foi feita a revitalização e construção da praça de Eventos (Estação), Praça do Larguinho, entorno da Praça da Matriz, Inconfidência,  e Chico Pio.

Foram construídas pontes sobre o Rio Lambari e duas sobre o Córrego dos Machados além de duas passagens sobre o Córrego na Rua do Rosário e Vivalde Brandão.

A Administração também se empenhou na atração de diversas empresas, dentre outras, a Maxvinil e a All Natural que trabalha com produção de embalagens e que já se encontra instalada em um galpão cedido pela prefeitura.

As comunidades rurais e o distrito do Engenho do Ribeiro também mereceram grande atenção por parte da Administração. Três comunidades rurais foram totalmente asfaltadas assim como o distrito.

Modernizar as leis orçamentárias e elaborar o Plano Diretor também faz parte do rol de ações da Administração.

Na área da cultura destacam-se diversos eventos. O reinado é certamente a manifestação popular mais importante. Carnaval, Réveillon, Natal, encontro de motociclistas e o Festival de Inverno são algumas das atrações anuais promovidas em parceria pela prefeitura municipal.

Por estas razões e também pela reconhecida hospitalidade de sua população Bom Despacho é um ótimo lugar para morar e um excelente município para se investir.