Bom Despacho está zerando as filas de espera para cirurgias

80 procedimentos serão feitos nas próximas semanas; mais de mil serão liberados este ano

Paciente: Stella Vívian Gontijo Silva e sua mãe Andréia Vívian Silva

A Prefeitura está acabando com as filas de espera para cirurgias. Para janeiro e fevereiro já foram liberadas 80. No total, mais de mil operações serão feitas ao longo de 2018. “Umas das principais metas do Prefeito Cabral é acabar com a angústia de pacientes que aguardam cirurgia. Para isto estamos criando mutirões, fechando parcerias com instituições renomadas, como UFMG, e criando alternativas, como a criação do PROCIR, programa que usa o dinheiro do IPTU para zerar as filas”, afirma a secretária de Saúde, Neide Braga.

Em 2017, a Prefeitura realizou 366 cirurgias pelo PROCIR. “Somos o único Município do Brasil a operar com recursos próprios”, destaca Braga. Somando outros programas, Bom Despacho realizou 966 procedimentos só no ano passado. “Tínhamos 1.200 pacientes aguardando e praticamente acabamos com a fila”, comemora Alisson Mendonça, gerente da Regulação da Saúde.

A população agradece – “Minha filha foi muito bem atendida. Está se recuperando de cirurgia múltipla, que incluiu amigdalectomia, adenoidectomia, turbinectomia e timpanoplastia; tudo por conta da Prefeitura, inclusive o transporte. Até o motorista que nos levou foi muito atencioso”, agradece Andréia Silva, mãe da Stella de 12 anos.