Bom Despacho tem alto risco de infestação do Aedes aegypti

População deve eliminar a água parada pois todos os focos estão nas residências

A Prefeitura fez o 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Os dados mostram que ainda há muito o que ser feito para combater o inseto pois o índice predial está alto. Ele chegou a 5,9%. O ideal seria estar abaixo de 1%.

Os dados são ainda mais alarmantes pois em agosto o LIRAa chegou a 2,3%, um dos índices mais baixos dos últimos anos. “100% dos focos estão dentro dos imóveis. Precisamos que a população elimine a água parada”, afirmou o gerente de endemias, Fernando Júnior. O mosquito é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Conheça os principais criadouros do Aedes aegypti e proteja sua família – Em 1º lugar estão bebedouros de animais, baldes, bacia, frascos e regadores. Em 2º estão ralinhos, calhas e vasos sanitários em desuso. Em 3º estão tanque, tambor, caixa d’água no chão e caixinha de gordura destampada. Em 4º estão sacolas plásticas, garrafas e panelas. Em 5º estão pneus. Em 6º estão plantas aquáticas.

Saiba mais sobre o Aedes aegypti em Bom Despacho

Informe a localização de focos do mosquito na sua vizinhança