Calote do Governo de Minas já está inviabilizando pagamentos de servidores municipais

A dívida com Bom Despacho ultrapassa R$ 11 milhões; com todos os municípios chega a R$ 8 bilhões

Há meses o Governo de Minas está retendo o dinheiro dos municípios. Por causa dessa dívida, que ultrapassa R$ 8 bilhões, prefeituras estão fechando as portas, suspendendo serviços oferecidos à população, atrasando salários de servidores. Em Divinópolis, o pagamento dos educadores já está sendo parcelado. Isso porque R$ 2,1 bilhões da dívida são referentes ao Fundeb, recurso usado para pagar professores.

A situação é crítica. Em Bom Despacho, a Prefeitura já está usando dinheiro que poderia ser investido em outras áreas para pagar o salário do magistério e manter as escolas abertas. Outros municípios ainda estão em situação pior. 56% das cidades já declararam à Associação Mineira de Municípios que não têm previsão ou não vão pagar o 13º dos servidores. 24% já estão com os salários atrasados.

“Já pagamos metade do 13º dos nossos servidores e estamos trabalhando muito para manter os salários. Mas não conseguiremos por muito tempo. O Governo de Minas tem que liberar nossos R$ 11 milhões para continuarmos pagando em dia”, cobra o secretário de Administração, Denis Carvalho.