Comitê está encaminhando para Ministério Público, casos de pacientes que descumpriram isolamento

Até o momento, 10 ocorrências foram feitas por descumprimento do isolamento. Pacientes podem responder criminalmente por colocarem em risco a vida da população.

Infelizmente, até o momento, 10 pacientes suspeitos ou com Covid-19 descumpriram o isolamento domiciliar e colocaram em risco a vida da população.

Por isso, a equipe da Secretaria de Saúde registrou essas ocorrências junto à Policia Militar e as encaminhou ao Ministério Público.

“Eles poderão responder criminalmente por atentar contra a saúde da população”, destacou o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Entenda a situação – assim que são notificados, os pacientes assinam um documento onde se comprometem a ficar isolados. No mesmo documento, eles informam com quais pessoas tiveram contato. “Cumprir o isolamento e informar a verdade é importantíssimo para que a equipe de monitoramento da Saúde consiga acompanhar todas as pessoas suspeitas e que tiveram contato com elas. Só assim é possível controlar a situação do vírus na cidade”, alertou Júnior.

Saiba mais – quando o paciente não cumpre o isolamento, não informa com quem teve contato ou informa em parte, o Comitê não sabe quem deve monitorar. Sem monitoramento, a transmissão do coronavírus pode acelerar descontroladamente.

Além disso, sem controle e dados é impossível acompanhar e planejar ações de combate. Sem acompanhamento e planejamento, o sistema de saúde poderá ficar sobrecarregado.