Coordenadoria de Igualdade Racial representa população negra do Município em ações pelo país

Representantes dos reinadeiros na Audiência Pública da Assembleia Legislativa de MG.

Em novembro, mês da Consciência Negra, a Coordenadoria de Igualdade Racial  de Bom Despacho representou a população negra da cidade e o Quilombo Carrapatos da Tabatinga em diversas ocasiões, regiões e frentes de luta contra o racismo e preconceito.

Dos dias 24 a 27, a coordenadora Graça Epifânio participou da reunião na Agenda IBGE no Rio de Janeiro, que teve como pauta, o “Censo Quilombola 2020”. O encontro reuniu representantes de diversas instituições engajadas no primeiro estudo e realização do censo da população quilombola brasileira.

Dia 27, junto com a diretoria dos Reinadeiros de Bom Despacho, a coordenadora também participou de Audiência Pública na Assembleia Legislativa de MG, que teve como pauta o Congado. Os presentes discutiram projetos para a valorização da cultura mineira. Dia 29, ela ainda esteve presente na mesa: “Trajetória do Movimento Negro em MG”, na reunião de 15 anos da Federação de Minas Gerais, N’Golo.

Encontro de Modelos Negras em Divinópolis – além disso, as participantes do Beleza Negra estiveram presentes no Encontro de Modelos Negras em Divinópolis. O encontro teve o objetivo de criar oportunidades de negócios, valorizar a estética afro-brasileira, debater sobre o racismo e inclusão da diversidade brasileira no mercado da beleza, entre outros.

“A importância dessa trajetória está na identificação das comunidades quilombolas e forma de empoderar a juventude. É a forma que temos para buscar recursos, saber das políticas e diferenciais para a população. A luta e a valorização que o momento nos proporciona não deve ser só em Novembro, temos que correr atrás de melhoria pro nosso povo de Janeiro a Janeiro. Então toda essa história de Federação N’golo, CONAQ, e censo quilombola vai vir pra fortalecer cada vez mais nossa luta, e engrandecer um trabalho árduo e longínqua”, ressalta Graça.

Confira as fotos.