Pacientes da saúde mental lançam cartilha incentivando o tratamento

Ação contou com apresentação do Coral do CAPS sob a regência do Maestro Samuel

Esta semana, os servidores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) lançaram uma cartilha feita pelos pacientes da saúde mental. O material é baseado em fatos reais e retrata o preconceito da sociedade; o mal que isso causa aos doentes e familiares; e como a falta de informação interfere no processo de aceitação e início do tratamento.

“É muito importante que todos saibam que o CAPS é feito para auxiliar os pacientes com doenças mentais. Oferecemos aos pacientes e suas famílias mais qualidade de vida, por meio de atividades terapêuticas e mais informação. Numa dessas atividades, os nossos pacientes desenvolveram essa cartilha. Por meio dela, a população entenderá como eles se sentem. Isso é importante para que nossos pacientes se sintam mais bem acolhidos e inclusos na sociedade”, destaca Carla, assistente social do CAPS.

Samuel

Para marcar a data especial, o Coral do CAPS Cantando a Vida, que é formado por pacientes, presentou o público com um repertório de músicas populares como Peixe Vivo e Cálix Bento.

O coral é uma das atividades que os pacientes desenvolvem. “Desenvolvemos as habilidades artísticas que os pacientes têm. A música tem um poder que transcende qualquer limitação humana. Ela tem uma força tremenda na vida das pessoas, de mudar as opiniões, o pensamento e de curar também”, ressalta o maestro e regente do coral, Samuel Lopes.

Maria Aparecida Melo frequenta o Centro há mais ou menos 10 anos e desde então participa do coral. “Gosto muito. Estou sempre treinando. Gostei muito dessa nossa apresentação”, diz.

Clique aqui para ver a cartilha feita pelos pacientes do CAPS.