Em 2019, Prefeitura cuidou da saúde física e emocional de seus servidores

Acima, servidores participantes do Vida Saudável. Abaixo, da esquerda à direita, servidores do Meio Ambiente e da Cultura no Bem-Estar.

No ano de 2019, a Gerência de Gestão com Pessoas realizou vários projetos em prol dos servidores. As ações promoveram melhoria na qualidade de vida física, emocional e social dos servidores para que tenham uma vida laboral saudável.

Aline

O primeiro foi o Projeto Vida Saudável para servidores em ajuste funcional. “Tivemos um excelente resultado, aumentando significativamente a autoestima e o bem-estar físico e emocional da maioria dos servidores que participaram”, disse Aline de Oliveira, psicóloga da Gestão com Pessoas.

Divania

A auxiliar de serviço escolar, Divania Gontijo, participou do Vida Saudável. Ela trabalha na Creche Eraída Alves e precisou mudar suas funções dentro da escola. “De repente me vi impossibilitada de fazer grande parte do meu trabalho devido a graves problemas de saúde. Esse projeto realizou mudanças significativas em nossas vidas, profissionais e pessoais”, afirmou Divania.

Ozana

A servidora Ozana Silva, da Creche Professora Valdira, mudou de função: de auxiliar de serviço escolar para auxiliar de cozinha. “Só tenho agradecer à Aline e a Leila Gonçalves (gerente de Gestão com Pessoas), sobre a grandeza do projeto e às pessoas e profissionais que foram lá pra conversar e aconselhar todos nós em várias áreas da saúde, tanto mental como física”, disse Ozana.

A seguir, a gerência promoveu o Projeto Bem-Estar no Ambiente de Trabalho para as Secretarias de Cultura e Meio Ambiente. A ação promoveu a construção de um ambiente de trabalho mais positivo. Foram trabalhados temas específicos a partir da escuta individual dos servidores de cada secretaria.

Maura

A servidora Maura Carvalho é auxiliar na Biblioteca Municipal e participou do Bem-Estar. “Foi um excelente projeto que a Aline desenvolveu e trabalhou conosco, com o objetivo de nos ajudar a refletir mais sobre os nossos problemas e relacionamentos com nossos colegas. Hoje somos uma equipe bem mais unida. Estamos trabalhando bem mais felizes, com mais ética, respeito e mais colaboração”, ressaltou Maura.

“É muito gratificante colher os frutos destes projetos. Podemos notar uma melhora significativa dos servidores tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. E os cidadãos também são beneficiados, pois terão um melhor atendimento por parte desses servidores”, disse Aline.

“As expectativas para 2020 é continuar a executando vários projetos em diversos setores da prefeitura, para que desta forma – a longo prazo – todos os servidores possam ser beneficiados”, acrescentou Aline.