Em dois dias, Prefeitura fez 80 cirurgias de catarata

Dias 27 e 28, a Secretaria de Saúde melhorou a vida de mais 80 pessoas. Todas fizeram cirurgias de catarata. A partir de agora terão mais qualidade de vida e independência. Além disso, cada paciente economizou entre R$ 3,5 e R$ 4 mil, que hoje é o custo para operar um olho na rede particular.

Dona Maria

A dona de casa, Maria da Conceição Paula, operou o olho direito no penúltimo mutirão. “Ainda estou me recuperando. Mesmo assim, já estou enxergando bem melhor que antes da cirurgia”, comemora. Ela já havia operado o olho esquerdo. “Estava vendo meio embaçado e andava sem equilíbrio por ter um olho bom e outro ruim. Agora, os dois estão ótimos e até consigo ler a bíblia”, diz satisfeita.

Assim como Dona Maria, outras 416 pessoas foram beneficiadas este ano com cirurgias de catarata. Com isso, a fila de espera por este procedimento caiu em 88%. “Faltam apenas 59 cirurgias para acabar com esta fila. Melhor que isso, até dezembro vamos zerar a fila de espera para todos os tipos de cirurgias eletivas. Bom Despacho será o 1º Município do País a conseguir este feito”, destaca o Prefeito Fernando Cabral.

Prefeito está acabando com as filas de cirurgias – Para zerar as filas de espera para cirurgias eletivas, só este ano a Secretaria de Saúde liberou 1.352 procedimentos. Foram cirurgias diversas, de oftalmologia, varizes, ginecologia, ortopedia. “Até o momento, mais de 80% da demanda foi atendida. O restante está sendo operado em mutirões, feitos na Santa Casa e hospitais de outras cidades, como Carmo da Mata e Pará de Minas”, afirma a secretária de Saúde, Neide Braga.