Este ano, BD já confirmou mais casos de dengue que em 2018 e 2017

97% dos focos estão dentro das casas; só você pode evitar epidemia e mortes

Este ano, Bom Despacho registrou o maior percentual de infestação de dengue da região, 16,2%. O limite considerado seguro é abaixo de 1%. Pior que isso, já foram confirmados mais casos de dengue nos primeiros 42 dias deste ano (19), que em todos os meses de 2018 e 2017 (16).

97% dos focos estão dentro das casas. “A situação é gravíssima. Se as pessoas não limparem seus quintais e eliminarem a água parada, teremos mais doentes e até mortes”, alerta o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Prefeitura ataca o mosquito todos os dias – diferente das cidades que esperam o Estado enviar recurso, em BD, a Prefeitura está aplicando fumacê desde o ano passado. Para isso tem usado dinheiro próprio.

Os agentes também visitam as casas diariamente. Só este ano, os servidores já foram em 4.767 imóveis. Destes, 115 moradores foram notificados por manterem focos e três foram multados por insistirem em criar o mosquito.

Os agentes também fazem bloqueio nas áreas onde têm pessoas com suspeita de dengue, chikungunya ou zika. Por isso é importante que os cidadãos com sintomas dessas doenças procurem sua Unidade de Saúde. “As UBSs nos informam em quais locais têm possíveis doentes. Então, enviamos nossa equipe para reforçar o combate”, destaca Júnior.

Participe do mutirão contra a dengue – todo sábado, a Prefeitura está fazendo mutirão para ajudar a população a limpar quintais. A ação é feita de 8h às 16h. O terceiro mutirão será dia 15 de fevereiro, nos Bairros Esplanada, Vila Militar, Vila Aurora, Vila Gontijo, Centro e Santa Rita.

Para participar, no dia em que o mutirão passar no seu bairro, reúna e coloque para fora objetos que possam acumular água, como copos descartáveis, pneus, garrafas PET, vasos de plantas e bebedouros de animais inutilizados. Lembre-se: não serão recolhidos entulhos, matos e podas de árvores.

Clique aqui para ver quando o mutirão passará no seu bairro