Faça a sua parte e minimize riscos de infestação de escorpiões

Nesta época do ano, com o calor, os escorpiões aparecem para procurar alimentos. Segundo o Manual de Controles de Escorpiões do Ministério da Saúde, dedetizar um ambiente a fim de exterminar os escorpiões faz com que eles se movam para a superfície, onde não há o veneno. Isso ocorre porque eles possuem um sistema respiratório capaz de fazer com que fiquem paralisados por um tempo e depois voltam ao normal.

“Um dos maiores erros que a população comete é pensar que a Prefeitura deve jogar veneno onde estão os escorpiões. Isto só piora as coisas. Não existe veneno para escorpião. O único jeito de controlar é com a limpeza das casas e dos arredores”, esclarece o Prefeito Fernando Cabral.

O gerente de Vigilância Epidemiológica, Fernando Clemente Júnior, orienta “Não acumule lixo, entulhos, restos de materiais de construção e madeiras no quintal; denuncie vizinhos que tenham lixo e entulho acumulado; tampe ralos com tela, feche as frestas embaixo das portas à noite; tampe buracos e rachaduras de sua residência; tampe tomadas não utilizadas”.

Clique aqui para mais informações