Falta de água em nascente do São Francisco preocupa Bom Despacho

Prefeitura está economizando água para dar exemplo à população (Foto:
Anna Lucia Silva/G1)

Esta semana, a imprensa nacional divulgou que uma das nascentes do Rio São Francisco está seca devido a estiagem. Além disso, diversas cidades da região decretaram estado de emergência, também por falta de chuva. Muitos municípios já estão racionando a distribuição da água. Em Pará de Minas, por exemplo, as famílias ficam até seis dias com as torneiras secas.

A situação é preocupante e deixa as autoridades brasileiras em alerta. O Prefeito Fernando Cabral também está preocupado. “Não podemos fechar os olhos para a situação dos nossos vizinhos”, afirma. Ele mesmo elaborou e publicou dois decretos para orientar os servidores a usarem conscientemente a água e outros recursos. “A campanha Desperdício Zero tem o objetivo de economizar água, dinheiro público e dar exemplo à população”, destaca Cabral.

Agora, os servidores limpam as calçadas, fachadas e pisos com vassoura. As janelas são limpas com pano úmido. Os jardins não estão sendo regados e quando for realmente necessário o uso da água, os servidores devem dosá-la em baldes e reaproveitá-la em descargas, por exemplo.

Os documentos da Prefeitura estão sendo digitalizados para evitar impressões desnecessárias. Caso seja necessário imprimir, a orientação é usar os dois lados do papel ou usá-lo como rascunho. As viagens também estão sendo reduzidas, assim como o uso do telefone. Os servidores estão se comunicando por meio da internet.

“Todos estão mudando hábitos de consumo de água, telefone, energia, material de limpeza e de escritório. Os órgãos ligados à Prefeitura adotaram as novas práticas. Com isso, também queremos servir de exemplo para a população e contribuir com o meio ambiente”, completa o Prefeito.

Leia a reportagem do Rio São Francisco

Leia o Decreto nº 6258 Programa Desperdício Zero