Festa do Reinado reuniu milhares de pessoas

Patrimônio Imaterial de Bom Despacho, a Festa é uma importante manifestação da cultura local

Mais uma vez, congadeiros coloriram as ruas de Bom Despacho com suas fardas, fitas, instrumentos, cantos e danças. Milhares de pessoas se reuniram na Praça do Rosário e na Praça da Matriz para prestigiarem a Festa de Reinado.

Robson

Robson é um dos apreciadores do Reinado. Ele participa todos os anos. “É uma tradição. O meu avô dançava. Reinado é uma festa cultural e religiosa, então faço questão de participar”, ressalta.

Luan

Dançar no reinado é uma tradição para vários outros bom-despachenses. Luan, capitão da Corte Congo Penacho, começou a dançar bem pequeno, com um ano de idade. “Essa festa é maravilhosa. Faz parte da cultura de Bom Despacho. O reinado enriquece a cidade”, diz.

Patrimônio cultural – devido à sua importância histórica e cultural, em 2014, a Festa de Reinado foi registrada como Patrimônio Imaterial de Bom Despacho. Também por sua importância, a Prefeitura apoia a festa de várias formas. Entre elas, com ajuda financeira. Este ano o valor repassado foi de R$ 45 mil”

Prefeito investirá R$ 500 mil em nova Praça do Rosário – como reconhecimento da importância do Reinado, o Prefeito Fernando Cabral anunciou a reconstrução da Praça do Rosário. Haverá palco permanente, banheiros públicos, locais para barraquinhas e muitas outras melhorias. “O projeto tornará o entorno da Igreja do Rosário um local mais acolhedor para dançadores e plateia”, ressalta Cabral.

Na mesma ocasião, o Prefeito anunciou também a cessão de um terreno para a construção da sede definitiva dos reinadeiros, memorial do reinado e centro de cultura para os bairros do entorno do Rosário.

Confira as fotos:

Embaixada dos santos na Capela Cruz do Monte e subida dos mastros na Igreja do Rosário.

Missa Conga na Igreja do Rosário.

Procissão da Igreja do Rosário para a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Bom Despacho.

Encerramento.