Garantir a segurança alimentar é papel de todos

Você já teve náuseas, vômitos, febre, diarreia, dor no estômago? Se sim, você pode ter contraído uma doença causada por alimentos mal preparados ou mal armazenados. Para evitar esse tipo de desconforto e complicações ainda piores é preciso cuidado. Tenha certeza de que você consome produtos de lugares inspecionados.

A Vigilância Sanitária é o órgão da Secretaria de Saúde responsável por fiscalizar o comércio varejista de alimentos, como padarias, restaurantes, lanchonetes, açougues, ambulantes, supermercados, bares.

“O estabelecimento é responsável por zelar pela saúde do consumidor. Deve manter boas práticas de manipulação e normas sanitárias. Tem que possuir alvará sanitário”, destaca a gerente da Vigilância Sanitária, Maria Pessoa.

Já a fiscalização dos estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal (carne, leite, ovo, mel, pescado) é feita pelo Serviço de Inspeção Municipal, órgão ligado à Secretaria de Agricultura. Os fiscais regularizam a produção, o processamento e a comercialização das mercadorias. Isso garante a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor.

Qual é o seu papel, consumidor? O cidadão deve observar as condições de higiene do local e dos manipuladores, armazenamento do produto, integridade das embalagens, validade. “É direito do consumidor receber produtos de qualidade”, afirma o médico veterinário, Vinícius Resende.

Não compre em estabelecimentos sem alvará. Para denunciar irregularidades ou tirar dúvidas mande mensagem para vigilanciasanitaria@pmbd.mg.gov.br ou agricultura@bomdespacho.mg.gov.br. Se preferir ligue para 3520-1609 ou 99106-3741.