Janeiro é mês de refletir sobre Saúde Mental

Ação de prevenção ao suicídio na UBS São Vicente realizada em setembro.

Para muita gente, janeiro é um mês de grande reflexão sobre as realizações do ano que passou e as metas do ano que se seguirá. Pensando nisso, profissionais da saúde criaram a Campanha Janeiro Branco para discutir a importância da saúde mental e para que todos comecem um novo ciclo de maneira saudável.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental está ligada ao bem-estar físico, social, econômico e vai muito além da ausência de doenças. É um conjunto de coisas essenciais para que qualquer pessoa tenha capacidades individuais e coletivas de pensar, se emocionar e interagir com outras pessoas.

Nas UBS, ações visando essa reflexão serão realizadas durante todo mês nas salas de espera. Além disso, as unidades oferecem diversos grupos e serviços e contam com profissionais capacitados para que a população cuide de sua saúde mental de forma preventiva, com terapia em grupo, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e interação social.