Mantenha o escorpião longe de sua família

Inseticida não mata o animal; para ficar livre dele mantenha sua casa e quintal limpos

A presença de escorpiões nas cidades é um grande problema. Por isso, a população sempre espera que as prefeituras resolvam o problema com dedetização. Infelizmente, não existe tratamento químico para escorpião. Nenhum tipo de veneno funciona. Na realidade, pode até piorar a situação, pois pode irritar o bicho. Aí eles saem de seus esconderijos e acabam provocando acidentes.

Para controlar escorpiões só há duas formas: inimigos naturais ou ações mecânicas. É difícil manter na cidade lagartixa e galinha d’angola, que são os inimigos naturais do escorpião. Então, resta o controle mecânico, que deve ser feito pelo próprio cidadão.

Como manter os escorpiões longe de casa?

• Elimine restos de construção e entulhos;
• Feche frestas, buracos, aberturas, tubos abertos;
• Elimine montes de folhas;
• Limpe sempre armários e guarda-roupas (use luvas a calçados fechados);
• Combata os animais que atraem escorpiões, como baratas;
• Para diminuir as chances de acidentes com bebês, deixe o berço afastado das paredes;
• Não deixe cobertores arrastando no chão.

Atenção: Em caso de picada, procure imediatamente o Pronto Atendimento. Veneno de escorpião pode matar.

Clique aqui para saber mais sobre meios de combate ao escorpião.