Não consuma plantas medicinais sem indicação de um profissional

Antigamente, muitos dependiam das plantas medicinais para prevenção e tratamento. Era a principal forma de acesso aos cuidados básicos de saúde. Hoje, este costume é mantido entre pessoas mais velhas ou por causa do apelo publicitário. Mas o efeito de muitas fórmulas ditas “naturais” não tem comprovação científica. As campanhas também propagam a crença de que plantas medicinais tem efeitos tóxicos menores que os dos medicamentos de uso convencional.

Isto, entretanto, não é verdade. A toxicidade dessas plantas é um problema sério de saúde pública. “Há indícios científicos de efeitos danosos ao feto por uso de plantas utilizadas para o emagrecimento. Outro grande problema é que muitas plantas são utilizadas para fins diferentes do seu efeito terapêutico, caracterizando uma automedicação”, destaca Thiago, farmacêutico da Prefeitura.

Para evitar intoxicação, a indicação de plantas deve ser feita por médico, nutricionista ou farmacêutico. Em Bom Despacho todas as unidades básicas de saúde possuem estes profissionais para atuar na indicação, prescrição e orientação do uso e efeito tóxico de plantas medicinais.