Não use produtos de limpeza clandestinos

Produtos de limpeza geralmente são destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação. Mas, como saber se o detergente, a água sanitária e o desinfetante que você usa é eficaz? Conferindo se os produtos foram inspecionados pela Vigilância Sanitária e Anvisa. As informações de registro devem estar nos rótulos. Assim, o consumidor pode pesquisar o registro no portal da Anvisa.

“Os produtos vendidos fora destas condições não têm eficácia comprovada. Normalmente são oferecidos por viajantes. Possuem coloração e cheiro intensos para atrair os consumidores, porém não se sabe em quais condições foram fabricados. Costumam ter preço abaixo do de mercado”, alerta a gerente da Vigilância Sanitária, Maria Pessoa.

Pior que a ineficácia é quando o produto irregular causa problema alérgico, queimaduras na pele, narinas e garganta. Para evitar este tipo de risco, denuncie o comércio e uso irregular de produtos de limpeza. Basta acionar a Ouvidoria ou a Vigilância Sanitária: ouvidoria@bomdespacho.mg.gov.br, vigilanciasanitaria@pmbd.mg.gov.br. Se preferir ligue 0800-285-3737 ou 3520-1609.