Por que a Meia Maratona Rústica João Jiló tem esse nome?

Imagem de um livro antigo que conta a história de João Jiló

Dia 25 de março, acontecerá a 5ª edição da Meia Maratona Rústica João Jiló. A corrida já é uma tradição em Bom Despacho. Reúne anualmente mais de 150 atletas de Minas. Também incentiva a população a praticar atividade física e a ter hábitos mais saudáveis.

A ideia partiu do Prefeito Fernando Cabral, grande atleta e apoiador do esporte. “Bom Despacho merecia uma corrida grande para incentivar a prática da modalidade e de outras atividades esportivas. Então, me inspirei na Caminhada João Jiló. Ela começou com três pessoas e este ano completará sua 14ª edição”, diz.

Tudo começou com a Caminhada João Jiló – a inspiração do Prefeito veio de uma história ocorrida há 14 anos, quando seus irmãos Benício, Sérgio Cabral e a cunhada, Ordália, decidiram fazer um passeio ecológico em plena Sexta-Feira Santa. Uma caminhada curta, de 10 km.

Já nos primeiros quilômetros, o grupo começou a ter problemas com o cachorro de Sérgio. Grande e sem costume de caminhar, estava cansado. Mais adiante ficaram sem água potável. O caminho também não era tão curto quanto calculado por Benício. Estavam cansados, sem água, com um cachorro de quase 70 kg e longe de casa. Nada dava certo. Então, lembraram-se da tradição de que a Sexta-feira da Paixão devia ser reservada apenas para penitência e oração. Também lembraram-se da história infantil de João Jiló, que saiu de casa para caçar na mesma data e, como castigo, teve vários imprevistos.

Então, eles voltaram para casa tristes e decidiram esquecer este dia. Esquecer o dia? Não, eles aproveitaram que conheceram a área, demarcaram o trajeto – que na verdade tem 22 km – e decidiram criar a Caminhada João Jiló. No ano seguinte, 10 pessoas participaram do passeio. Este ano, já são mais de 60 inscritos.

Participe da 14ª Caminha João Jiló – a concentração será no Mineirão da Praça da Matriz, às 6h, da Sexta-feira Santa. “Valerá a pena caminhar por belas paisagens de Bom Despacho e curtir um passeio em família”, convida Marcelo Cabral. Para participar basta se inscrever pelo drielec@hotmail.com e pagar a taxa de R$ 20. A inscrição dá direito a uma camiseta, fruta, barra de cereal, água, uma manhã de lazer e alegria. Mais informações no 37 98895-5352 (Driele) ou 31 99312-7746 (Gilberto).

Clique aqui para se inscrever na Meia Maratona Rústica João Jiló

Clique aqui para saber mais sobre a origem da Caminhada João Jiló

Clique aqui para saber mais sobre o a história do João Jiló