Por que inseticidas não são eficientes para combater escorpiões?

Este ano, em Bom Despacho foram registrados 57 incidentes com escorpiões. E, ao contrário do que muita gente pensa, inseticidas não são eficientes para eliminá-los. Estes aracnídeos possuem um sistema respiratório capaz de identificar estes venenos.

“Quando o escorpião percebe o cheiro do inseticida, ele fica ali, no abrigo dele, escondido. E aí quando passa o efeito do veneno, ele sai do local para procurar alimento”, destaca o gerente de epidemiologias, Fernando Junior.

Além disso, os escorpiões também podem ficar por grandes períodos sem alimento e água. E é aí que mora o perigo. “A pessoa se descuida por achar que não há risco. Mas na verdade, o animal pode estar escondido esperando uma oportunidade para sair e caçar”, completa Júnior.

Então, como combater o escorpião? Elimine restos de construção e entulho; feche frestas, buracos, aberturas, tubos abertos; elimine montes de folhas; limpe sempre armários e guarda-roupas e para isso use luvas e calçados fechados; combata animais que atraem escorpiões, como baratas; não deixe cobertores arrastando no chão; sempre bata roupas e confira calçados antes de usá-los.