Faça uma boa ação: separe seu lixo

Ao separar o seu lixo, você colabora para o reaproveitamento de objetos recicláveis, contribui com o meio ambiente, ajuda a manter a cidade limpa e ainda aumentar a renda dos catadores associados à Reciclabom.

Caminhão da Coleta Seletiva.

O lixo reciclável que você separa aumenta a renda das famílias que vivem da venda de latinhas, garrafas PET, caixas de papelão, revistas, jornais, plásticos.  Terças e quintas, os três caminhões da Coleta Seletiva recolhem o lixo seco reciclável que você separou e o entregam na Reciclabom.

Lá, as 12 famílias cooperadas separam tudo entre papel, plástico, metal. Depois vendem esses materiais para empresas que fabricam novos produtos ou energia.

Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo – o Brasil produz anualmente 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico. Deste total, apenas 1,2% é reciclado. Isso significa que 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular nos rios, oceanos, cidades; sufocam animais e destroem faunas, floras inteiras. Causam uma verdadeira tragédia silenciosa.

Outros 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários e mais de 1 milhão de toneladas não é recolhido. Diferente de muitas outras cidades, em Bom Despacho este e outros lixos recicláveis são recolhidos e e têm destinação correta.

Mas, para que o projeto realmente impacte positivamente na sua vida e na vida dos seus filhos, netos, sobrinhos, é necessário que você separe seu lixo e o coloque para fora nos dias e horários adequados.

Confira aqui como separar o lixo. É fácil.