Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura apresenta avanços na saúde municipal

Bom Despacho tem mais médicos, menos filas e mais qualidade de vida

Audiencia saúde

A Secretária de Saúde Neide Braga; o Prefeito Fernando Cabral e a presidente do Conselho Municipal de Saúde Graciele Santos, durante a audiência

A Prefeitura apresentou os dados da saúde municipal durante Audiência Pública. Cidadãos, servidores e vereadores conheceram os principais avanços da saúde pública em Bom Despacho.

A Prefeitura investiu no Pronto Atendimento (PA) para cuidar das emergências da população. O serviço tem equipe treinada e completa para atender 24 horas. “Temos dois ortopedistas, enquanto boa parte das cidades da região nem tem essa especialidade”, afirma a secretária de Saúde Neide Braga.

Para reforçar o atendimento básico, a Prefeitura já abriu as unidades Santa Marta e JK. Agora, o antigo Hospital Dr. Miguel está sendo adequado para receber mais três PSFs novos. Serão 15 unidades de saúde para atender 100% da população, por meio da rede pública. Todas as unidades têm médicos e equipes capacitadas.

Bom Despacho tem Centro de Atendimento Odontológico (CEO). Poucas prefeituras da região conseguiram abrir um CEO para o povo. A clínica é totalmente gratuita e realiza canal e pequenas cirurgias. Além disso, o Engenho do Ribeiro terá uma clínica odontológica só para atender os moradores da comunidade e região.

Pensando em aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, a Prefeitura também implantou oito Polos de Promoção da Saúde (PPS). Os Bairros São Vicente, Santa Marta, Ana Rosa, Fátima, Ozanan, Vila Gontijo, Esplanada e Rosário II já têm unidades. A população se inscreve gratuitamente e recebe atividade física orientada por profissionais.

Fim das filas e da Dengue –  Bom Despacho não tem mais filas para cirurgias de vasectomia nem cataratas. Também não há fila para encaminhamentos oncológicos. Agora, a Secretaria de Saúde oferece consulta com especialistas de diversas áreas, como cardiologia e oftalmologia. “Vamos acabar com todas as filas de espera e também ofereceremos todas as especialidades médicas por meio da rede pública”, destaca Neide Braga.

Outra vitória da Saúde foi evitar uma epidemia de Dengue na cidade. A equipe de Educação em Saúde conscientizou a população por meio de diversas atividades, como campanhas educativas nas escolas. A equipe incentivou os alunos a recolherem garrafas pet e outros possíveis criadouros do mosquito. O resultado foi mais saúde para Bom Despacho e o título de melhor Equipe de Educação em Saúde de Minas Gerais.

As informações da saúde foram apresentadas dia 25 de setembro, na Câmara Municipal. “A população já está recebendo essas melhorias”, afirma a secretária de Saúde.

Imprimir