Prefeitura decretou Situação de Emergência em Saúde Pública

Iniciativa permitirá mais agilidade na efetivação de medidas de segurança contra coronavírus.

Para que ações preventivas contra o coronavírus sejam tomadas com mais eficácia, ontem (16), a Prefeitura decretou Situação de Emergência em Saúde Pública. Com isso, caso necessário, a Prefeitura poderá contratar de modo mais ágil servidores, exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; requisição de bens e serviços.

O Decreto também oficializou a criação do Comitê de Enfrentamento contra o Coronavírus. O grupo é presidido pelo médico pneumologista, Doutor Humberto de Paula e Silva, e responsável por planejar, organizar,coordenar e controlar as medidas de combate à proliferação da doença. Por isso, ele se reúne diariamente para acompanhar a situação local, definir medidas pontuais de prevenção e orientação da população.

“É importantíssimo que a população fique calma e siga todas as recomendações dos órgãos oficiais. 85% dos casos serão leves, por isso não há motivo para pânico. Em Bom Despacho, a população será informada diariamente pelos meios de comunicação da Prefeitura”, destaca Dr. Humberto.

O comitê já definiu algumas medidas importantes. Todas estão no decreto publicado ontem. Fique atento:

*Todos os setores da Administração Pública local e estabelecimentos privados deverão disponibilizar local para que seu público lave as mãos com água e sabão ou ofertar álcool em gel em pontos acessíveis e de maior circulação de pessoas, tais como, recepção e corredores;
*Fica suspensa a emissão de alvarás para realização de eventos públicos e privados em que ocorram a aglomeração de pessoas. Isso incluí os de música ao vivo, boates, shows, trem da alegria e similares;
*Fica vedada a realização de quaisquer eventos em que ocorra a aglomeração de pessoas;
*Fica criada a rotina de higienização e lavagens das mãos com água e sabão nas instituições públicas e privadas do Município, primordialmente  nas instituições educacionais.

Siga essas orientações:
*Só acredite e siga as orientações de órgãos oficias;
*Mantenha a calma o tempo todo. Pânico só piora a situação;
*Lave bem as mãos com água e sabão ou sabonete;
*Quando não for possível usar água e sabonete, higienize as mãos com álcool em gel;
*Sempre que possível, prefira água e sabão. É mais eficaz do que o álcool em gel;
*Evite locais fechados e com aglomeração de pessoas;
*Evite contatos físicos como abraço, beijos, aperto de mãos;
*Procure sempre manter uma distância mínima de 1 metro entre você e seu interlocutor;
*Evite tossir; quando inevitável, tussa no seu antebraço ou ombro;
*Caso sinta os sintomas de gripe (tosse, coriza, mal-estar), vá para casa e se isole pelo menos por 7 dias. Não procure o sistema de saúde. Não vá ao Pronto Atendimento (PA);
*Vá ao PA ou procure o Posto de Saúde se tiver forte dificuldade para respirar;
*Não faça viagem turística, especialmente em grupos;
*Não visite parentes em outras cidades;
*Adie viagens de negócio;
*Use o telefone, internet, teleconferência em vez de reuniões.

Sintomas do coronavírus: para um paciente estar com suspeita da doença, ele deve ter febre associada a mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo. Neste caso, o paciente deve permanecer em casa e usar antitérmicos, como dipirona e paracetamol. Isso evitará superlotação das unidades de saúde e permitirá que os casos graves sejam atendidos.

Quando procurar a Unidade Básica de Saúde? o paciente deve procurar a UBS do seu bairro quando tiver febre, mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo e ainda cansaço anormal e falta de ar.

Para saber a situação do coronavírus em Bom Despacho, acompanhe a Prefeitura pela página oficial, Fanpage, Instagram, Twitter. Você também tem a opção de entrar nos grupos do Telegram. Basta clicar aqui.

Não acredite nos boatos das redes sociais. Siga somente informações divulgadas por páginas oficiais.

Confira decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública em Bom Despacho.