Prefeitura implanta uso de sussurrofones nas escolas

Técnica melhora percepção que alunos têm do som das palavras e ainda deixa criançada mais entusiasmada com as aulas.

Agora é assim, todo mundo sussurrando nas salas de aula. Sabe por quê?  A Secretaria de Educação implantou o uso de sussurrofones nas aulas dos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

A nova ferramenta de ensino é feita de cano PVC. Ela capta e amplifica a voz de quem a utiliza. Sem a distração causada por ruídos do ambiente, os alunos desenvolvem a fluência da leitura e a concentração.

“O instrumento está sendo implantado agora. Porém, o resultado é imediato, pois a técnica possibilita que todos os alunos exercitem a leitura oral ao mesmo tempo. Isso é importantíssimo para o desenvolvimento da competência leitora”, comemora Heloisa Faria, Gerente de Ensino Fundamental.

As crianças também aprovaram a novidade. “Eles tiveram curiosidade para manusear o instrumento e isso tornou as aulas mais criativas e participativas”, conta a professora Sinara, do 2º ano da Escola Dona Duca.

Importância de avaliar desempenho das escolas – a dificuldade de leitura e concentração de algumas turmas foi diagnosticada após a aplicação de avaliações do Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Básico (Simaeb). Por causa dessas avaliações semestrais, educadores estão discutindo diversas propostas que ajudarão no processo de aprendizagem, uma delas é o sussurrofone.