Prefeitura zerou fila para próteses dentárias

A Secretaria de Saúde acabou com a fila de espera por dentaduras, rotes e coroas. “Não há mais demanda reprimida. Agora os pacientes com prescrição para receberem próteses são avaliados e atendidos em até 15 dias. Na maioria dos casos bem antes deste prazo”, destacou a secretária de Saúde, Neide Braga.

José

Braga lembra que poucas cidades conseguem este feito. A maioria não conta nem com atendimento de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Em 2013, a Administração implantou em Bom Despacho o CEO. A partir de então, a população passou a contar com tratamentos odontológicos mais complexos, como cirurgias e canais. Em agosto de 2015, a Prefeitura passou a ofertar também as próteses. Nesta época, havia mais de dois mil procedimentos para serem feitos. No mesmo ano, em média 250 foram liberados.

Cleide

Depois, em 2016, os profissionais do CEO fizeram 600 atendimentos. No ano seguinte, o número chegou a 740. Em 2018, fechou em 750. “Nos dois primeiros meses deste ano conseguimos liberar em média 100 procedimentos e com isso, zeramos a fila de espera”, comemorou a coordenadora da Saúde Bucal, Camilla Porto.

Cidadãos comemoram novo sorriso – as pessoas beneficiadas ganharam mais saúde, mais autoestima e mais motivos para sorrir. É o caso do senhor José Garbazza Filho, que ganhou uma prótese em 2018. Desde então, ele está mais feliz. “Usava a mesma dentadura há 28 anos”, disse. Em 2016, a senhora Cleide Maria de Mendonça também ganhou novo sorriso. “Se não fosse pelo trabalho da Prefeitura, eu não teria condições de trocar minha dentadura”, agradeceu.