Previna-se contra a febre maculosa

Doença causa dor, mal estar e febre; é transmitida por carrapato-estrela.

Se você esteve em áreas rurais ou propícias para a reprodução de carrapatos, principalmente onde há cavalos, bois e cachorros, fique atento. Se dias depois do passeio sentir dor na cabeça e no corpo; náuseas; vômitos e febre, procure a UBS mais próxima de casa. Podem ser sintomas de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela.

“O tratamento deve ser iniciado imediatamente”, destaca o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior. Veja os endereços das UBS clicando aqui.

Para prevenir-se da doença use botas, calças e camisas de manga longa para frequentar áreas rurais e fazer passeios ecológicos. Evite sentar e deitar em locais que tenham carrapatos. Verifique se há algum em você e examine as crianças. Também é importante manter pastos roçados e separar criações de bois e cavalos. Contrate regularmente um veterinário para examinar seus animais.