Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Alunos do Projeto Educar participam do aniversário da Coronel Praxedes

Estudantes produziram réplicas de peças indígenas encontradas na região rural de Bom Despacho

aniversário Cel praxedes 1

O trabalho dos alunos atraiu o público

Os alunos do Projeto Educar participaram das festividades do aniversário de 102 anos da Escola Municipal Coronel Praxedes. Para marcar a data, eles fizeram réplicas de Igaçabas (urnas funerárias indígenas), encontradas na região rural de Bom Despacho, na década de 90. O objetivo do trabalho é disseminar e valorizar a história cultural da cidade e da escola, que têm a mesma idade.

Durante toda a manhã de sábado (13), os alunos fizeram as urnas com argila do Rio Picão, urucum e barro da tabatinga. Antigamente, as peças eram confeccionadas por indígenas da tradição Aratu-Sapucai.

Projeto de valorização – A atividade faz parte do Projeto de Educação do Patrimônio Cultural. Nele, os participantes aprendem e reproduzem trabalhos artísticos e peças da cultura bom-despachense.

Hoje, a iniciativa conta com 120 alunos das Escolas Municipais Coronel Praxedes e Flávio Cançado Filho. Os trabalhos são coordenados pelas professoras, Maria Luíza Teixeira, Juliana Campos, Sônia Ferreira e Tatiane Veloso. Os alunos aprendem aulas de artes e da história da cidade e mesclam as duas disciplinas, com a confecção das réplicas de peças históricas.

Imprimir