Proteja seu cão e sua família da leishmaniose

Leishmaniose é transmitida pelo mosquito-palha, que se reproduz em quintais sujos

A leishmaniose é uma doença grave que afeta cães e pode contaminar os donos também. Para proteger a população, a Secretaria de Saúde faz exames em animais, a pedido dos donos. A população também pode contribuir com essa luta mantendo seus quintais limpos para evitar a proliferação do mosquito-palha.

Proteja seus cães e sua família. Para examinar seu animal com suspeita da doença, ligue para 3520-1603. Caso você tenha sintomas como febre irregular, falta de apetite, perda de peso, palidez e fraqueza, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Clique aqui e veja os endereços.

Saiba mais – A leishmaniose é transmitida pelo mosquito-palha. Ele se prolifera em quintais sujos com materiais orgânicos como: folhas, restos de comida, frutos e fezes de animais. Para evitá-lo, mantenha seu quintal limpo e seus animais de estimação vacinados. “Se a população colaborar realizando o controle de ambiente, solicitando o exame pela Prefeitura e o proprietário vacinar o cão contra leishmaniose, assim amenizaremos muito a eutanásia canina”, afirma o gerente da Vigilância Epidemiológica, Fernando Júnior.