Sintomas da dengue? Procure a UBS mais próxima de sua casa

Febre alta; dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo ou articulações; náuseas e vômitos; manchas e erupções.

As 15 Unidades Básicas de Saúde da cidade estão preparadas para receber pacientes com dengue. Procure a UBS mais próxima se sentir febre alta; dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo ou articulações; náuseas e vômitos; manchas e erupções.

Em Bom Despacho, há 55 casos confirmados de dengue e 1 de chikungunya. “Temos poucos casos se compararmos com os números de cidades vizinhas. Mesmo assim a situação é preocupante, pois nosso último levantamento de focos detectou infestação de 9,6%. O percentual ideal é abaixo de 1%. Isso significa que temos muitos mosquitos Aedes aegypti na cidade. A qualquer momento podemos ter uma epidemia”, destaca o gerente de epidemiologia, Fernando Júnior.

Evite que sua família contraia dengue Tipo 2, a mais perigosa, responsável pelos casos mais graves da doença. “Detectamos que este é o vírus que está circulando em Bom Despacho. É o mesmo que está matando pessoas em Belo Horizonte e em outras cidades da região. A população precisa evitar que o mosquito se reproduza ou teremos morte aqui também. A hora é agora. Todos têm que acabar com a água parada”, alerta o gerente de endemias, Fernando Júnior.

Os principais criadouros do Aedes aegypti são ralinhos destampados, vasos de plantas, tambores, vasos sanitários em desuso, caixinhas de gordura, bromélias, pneus, garrafas, sacolas, latas, baldes, lonas, painéis de carro, bebedouro de animais, caixa d’agua destampadas, lajes irregulares, reservatórios de geladeira, sucatas.