UAB – Processo de Sele√ß√£o de Tutores Presenciais do Curso de Especializa√ß√£o em Aten√ß√£o B√°sica em Sa√ļde da Fam√≠lia

O N√ļcleo de Educa√ß√£o em Sa√ļde Coletiva ‚Äď NESCON ‚Äď da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais/Programa √Āgora ‚Äď torna p√ļblicas as Normas Gerais para o Processo de Sele√ß√£o de Tutor Presencial que realizar√£o atividades relacionadas √†s fun√ß√Ķes gerais estabelecidas neste edital, junto aos alunos do Curso de Especializa√ß√£o em Aten√ß√£o B√°sica em Sa√ļde da Fam√≠lia na modalidade a dist√Ęncia, nos Polos de Bom Despacho, Te√≥filo Otoni e Corinto, os quais integram o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Confira a seguir a √≠ntegra da not√≠cia.

1. DISPOSI√á√ēES PRELIMINARES

1.1. O Processo de Sele√ß√£o de Tutor Presencial ser√° regido pelas regras estabelecidas neste documento e executado sob a coordena√ß√£o do N√ļcleo de Educa√ß√£o em Sa√ļde Coletiva ‚Äď NESCON /UFMG / Programa √Āgora.

2. DA CARGA HOR√ĀRIA, REMUNERA√á√ÉO E VAGAS

2.1. Os Tutores Presenciais selecionados deverão cumprir 20 horas semanais, em horários variados, incluindo atividades nos finais de semana, quando da realização dos encontros presenciais.

2.2. O Tutor Presencial receber√° bolsa mensal no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) de acordo com a Resolu√ß√£o/FNDE/CD/N¬ļ. 044, de 29 de dezembro de 2006.

2.3. A dura√ß√£o da bolsa ser√° de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por igual per√≠odo; o tutor selecionado ser√° avaliado permanentemente, podendo ser dispensado pelo n√£o cumprimento ou pela inadequa√ß√£o do cumprimento das fun√ß√Ķes atribu√≠das no item 4.

2.4. O n√ļmero total de vagas √© de 01 (uma) vaga por Polo, sendo dada prefer√™ncia a candidatos residentes no munic√≠pio sede do Polo.

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1. Para realização da inscrição no Processo Seletivo, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:

3.1.1. Preencher, salvar e imprimir o Formulário de Inscrição disponível no Anexo I;

3.1.3. Entregar os documentos listados a seguir no Polo Municipal de Apoio √† Educa√ß√£o a Dist√Ęncia escolhido para atuar como tutor, no endere√ßo indicado em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora, at√© √†s 17 horas do dia 18 de janeiro de 2012.

- C√≥pia do diploma de conclus√£o de curso de gradua√ß√£o em qualquer √°rea de sa√ļde.

- C√≥pia do certificado de conclus√£o de Curso de Especializa√ß√£o ou Resid√™ncia em Sa√ļde da Fam√≠lia, Sa√ļde P√ļblica ou similares ou t√≠tulo de mestre ou doutor na √°rea de sa√ļde.

- Curriculum Vitae, de preferência no Sistema Lattes, atualizado e comprovado.

- Formulário de Inscrição, devidamente preenchido (Anexo I).

4. DA DESCRI√á√ÉO SUM√ĀRIA DAS FUN√á√ēES

4.1. O Tutor Presencial ter√° como atribui√ß√Ķes gerais:

4.2.1. Auxiliar o aluno na compreens√£o dos objetivos do curso, de sua estrutura√ß√£o e da metodologia a dist√Ęncia.

4.2.2. Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, sua organização, estrutura e funcionamento, o material didático das disciplinas e o sistema de tutoria da Universidade, disponível em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora.

4.2.3. Orientar o aluno, enfatizando a autonomia, a responsabilidade e a autoimagem positiva.

4.2.4. Orientar os alunos na utilização de recursos virtuais colocados à disposição pela Coordenação do Curso, disponibilizando horário de atendimento presencial não inferior a 4 (quatro) horas por semana.

4.2.5. Providenciar, juntamente com o Coordenador do Curso, os Tutores a Dist√Ęncia e o Coordenador do Polo, a log√≠stica necess√°ria √† realiza√ß√£o de eventos presenciais no Polo Municipal de Apoio √† Educa√ß√£o Superior incluindo as avalia√ß√Ķes on line.

4.2.6. Fazer a aplica√ß√£o das avalia√ß√Ķes presenciais previstas no calend√°rio acad√™mico e programadas pela Coordena√ß√£o do Curso.

4.2.7. Manter contato com o Coordenador do Curso e Tutores a Dist√Ęncia do Curso informando-os sobre as dificuldades encontradas nas atividades de aprendizagem e do sistema de comunica√ß√£o.

4.2.8. Encaminhar relatórios ao Coordenador do Pólo e à Coordenação do Curso, de acordo com solicitação.

4.2.9. Responsabilizar-se pela distribuição do material didático do curso, quando houver.

4.2.10. Contribuir na articula√ß√£o do curso com as Ger√™ncias Regionais de Sa√ļde e os gestores municipais de sa√ļde e de educa√ß√£o dos munic√≠pios de origem dos alunos do curso.

5. DA AVALIAÇÃO

5.1. A avaliação será realizada em dia e horária agendados pela Coordenação do Polo em que o candidato se inscreveu, no dia 19 de janeiro, para Bom Despacho, dia 20 de janeito, para Corinto e dia 24 de janeiro, para Teófilo Otoni; somente será admitido à seleção o candidato que estiver munido de documento original de identidade, com foto.

5.2. O Processo de Seleção de Tutor Presencial constará de análise do Curriculum Vitae e de Entrevista; a cada uma das etapas de avaliação serão atribuídos 100 (cem) pontos e a nota final do candidato será aquela resultante da média aritmética das duas etapas.

5.3. Em ambas as etapas ser√£o valorizadas a forma√ß√£o e a experi√™ncia do candidato na √°rea da aten√ß√£o b√°sica √† sa√ļde e na forma√ß√£o de recursos humanos.

6. DO RESULTADO FINAL E CRIT√ČRIOS

6.1. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da nota final obtida, sendo necessária a nota final mínima de 60 (sessenta) pontos, para aprovação.

6.2. Em caso de empate entre candidatos, tem prefer√™ncia, sucessivamente, o candidato que tiver mais experi√™ncia em educa√ß√£o a dist√Ęncia e maior idade.

7. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL

7.1. O candidato poderá obter o resultado final de seu desempenho no Processo Seletivo acessando http://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora, até 72 horas após o horário de realização da entrevista.

8. DA COMISSÃO EXAMINADORA

8.1. A Comiss√£o Examinadora ser√° composta por, no m√≠nimo, dois profissionais indicados pela Coordena√ß√£o do Curso de Especializa√ß√£o em Aten√ß√£o B√°sica em Sa√ļde da Fam√≠lia.

9. DO DIREITO A RECURSO

9.1. O recurso ser√° julgado pela Banca Examinadora do Processo Seletivo.

9.2. O recurso dever√° ser interposto no prazo de 3 (tr√™s) dias √ļteis a contar da data de divulga√ß√£o do resultado em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora.

9.3. O recurso dever√° ser encaminhado, via Sedex, ao N√ļcleo de Educa√ß√£o em Sa√ļde Coletiva ‚Äď NESCON. Faculdade de Medicina / Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Alfredo Balena, 190 ‚Äď 7o andar, sala 716. CEP 30.130-100. Belo Horizonte – MG ‚Äď Brasil. Tel: (55 31) 3409-9673. Cel: (55 31) 8719-5159 Fax: (55 31) 3409-9675.

9.4. O recurso deverá conter o nome do candidato e a justificativa do que motivou a insatisfação do reclamante.

9.5. O resultado do julgamento será disponibilizado no site <www.nescon.medicina.ufmg.br/agora>, no prazo de até 5 (cinco) dias, a contar da data imediata da divulgação dos resultados.

10. DAS DISPOSI√á√ēES FINAIS

10.1. O prazo de validade do processo seletivo será de 12 (doze) meses, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

10.2. Os documentos apresentados pelos candidatos não-aprovados poderão ser retirados pelo próprio candidato ou por procurador, na sede do Pólo em que realizou o processo seletivo, até 60 (sessenta) dias contados a partir do término do período de recurso do Processo Seletivo; decorrido o prazo, os documentos serão reciclados.

10.3. Inexatid√£o das declara√ß√Ķes, irregularidades de documentos ou outras constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminar√° o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes √† sua inscri√ß√£o.

10.4. S√£o de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informa√ß√Ķes e a atualiza√ß√£o de seu endere√ßo residencial durante o processo de sele√ß√£o. O NESCON/UFMG n√£o se responsabilizar√° por eventuais preju√≠zos que possa sofrer o candidato em decorr√™ncia de informa√ß√Ķes incorretas ou insuficientes.

10.5. Os casos omissos ser√£o resolvidos pela Coordena√ß√£o do Curso de Especializa√ß√£o em Aten√ß√£o B√°sica em Sa√ļde da Fam√≠lia, no que diz respeito √† realiza√ß√£o da Sele√ß√£o.

10.6. O NESCON/UFMG reserva-se o direito de cancelar, anular ou adiar o processo seletivo por motivo de for√ßa maior ou por baixo n√ļmero de candidatos inscritos, a crit√©rio do pr√≥prio N√ļcleo, dando ampla divulga√ß√£o de seus atos e de eventuais provid√™ncias a serem tomadas pelos candidatos que j√° tenham efetivado sua inscri√ß√£o.

Belo Horizonte, 2 de janeiro de 2012.

ENDEREÇOS PARA CONTATO

Corinto

Coordenação Polo Municipal: Gilmar Fonseca Leal Endereço do Polo:

Rua Risoleta Lima n¬ļ 1041 Bairro Clarindo de Paiva. Corinto – MG

Telefones: (38) 3751-3359 ou 3751 2878 ou 3751-1870 Gileal3007@hotmail.com

gilealcorinto@gmail.com

Bom Despacho

Coordenação Polo Municipal: Vera Lucia Cardoso Couto Endereço do Polo:

Av. Ana Rosa n¬ļ 155 Bairro Ana Rosa (Funciona na Sede do CAIC)

Bom Despacho ‚Äď MG

Telefones: (37) 3521-3680 e (31) 9955-0042. (pessoal da Coordenadora)

veracouto88@yahoo.com.br

endereço de e-mail protegido de spam; necessário Javascript habilitado).

Teófilo Otoni

Coordenação Polo Municipal: Amenaide Bandeira Rodrigues Endereço do Polo:

Rua Arist√≥teles Dantas Guimar√£es n¬ļ 166

Bairro Vila Santa Clara

Teófilo Otoni РMG

Telefones: (33) 3521- 5796 ou (33) 3521-1609. gpto@uaimail.com.br

ANEXO A

FORMUL√ĀRIO DE INSCRI√á√ÉO PARA SELE√á√ÉO DE TUTORES

Curso de Curso de Especializa√ß√£o em Aten√ß√£o B√°sica em Sa√ļde da Fam√≠lia

I. IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Endereço de residência:

Bairro:

CEP:

Cidade:

Identidade:

CPF:

Telefone residencial:

Telefone Celular:

Endere√ßo eletr√īnico pessoal (e-mail):

Outro Endere√ßo eletr√īnico (opcional)

Endereço de trabalho:

Bairro:

CEP:

Cidade:

Telefone de Serviço:

II. FORMAÇÃO/TITULAÇÃO NOME/TIPO da ATIVIDADE E INSTITUIÇÃO MÊS/ANO

mm/aaaa

início término

FORMAÇÃO ACADÊMICA/

Doutorado

Mestrado

Curso de Especialização 360 horas ou mais

Curso de Aperfeiçoamento 180 horas ou mais

Curso de Graduação

Outros cursos

III. ATUAÇÃO PROFISSIONAL

NOME/TIPO da ATIVIDADE E INSTITUIÇÃO MÊS/ANO

mm/aaaa

Atividade assistencial

Direção e administração

Conselhos, comiss√Ķes

Treinamentos ministrados

Atuação docente Nível fundamental e médio

Atuação docente Educação Superior

Participação em Projetos

Outras atividades assistenciais, técnicas e científicas

Outras informa√ß√Ķes que queira apresentar

Imprimir