Participe do grupo antitabagismo da UBS Ana Rosa e pare de fumar

Os encontros acontecem toda quinta-feira, às 18h, na unidade

Grupo antitabagismo na UBS Ana Rosa

A equipe da UBS Ana Rosa está formando mais um grupo antitabagismo. Para participar, o interessado deve se inscrever indo ao local e horário do encontro. O grupo acontece toda quinta-feira, às 18h, na unidade.

Em 2019, seis pacientes desta unidade conseguiram parar de fumar com apoio dos profissionais. Uma delas foi a Dona Josina, que continua participando dos encontros.

“Comecei a fumar com 12 anos. Fumava há 48 anos e parei. No grupo, participam enfermeiro, nutricionista, psicólogo. Eles nos orientam e nos ensinam técnicas para abandonar o vício”, agradece.

Participe- todas as unidades de saúde oferecem apoio e tratamento aos pacientes que querem parar de fumar. Basta ir à sua UBS para saber mais informações.

Dicas para quem deseja largar o cigarro – exercícios físicos e de respiração ajudam a acalmar e controlam a ansiedade. Este mal faz com que os fumantes fumem mais. Mudar a rotina, fazer  caminhadas, ciclismo , futebol ou qualquer tipo de atividade ajuda a diminuir a ansiedade e, consequentemente, reduz o consumo de cigarro.

Além disso, quando sentir muita vontade de fumar, você pode chupar gelo, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado, converse com um amigo, faça algo diferente, distraia-se. Pare de fumar.