Unidades de Saúde mobilizam mulheres

Em virtude do Dia Internacional da Mulher e diante da emergência de ações voltadas para o combate ao feminicídio, as Unidades de Saúde de Bom Despacho vêm trabalhando ações que visam o empoderamento feminino. São diversas atividades e reflexões que conscientizam as mulheres acerca de seus direitos e valores.

A normalização e banalização da violência são realidades que as equipes de saúde e assistência social trabalham para transformar.  “Sabemos que muitas vezes, a mulher agredida está inserida em um contexto de violência e que tem relacionamentos cheios de agressões. Então, muitos abusos são sentidos e provocam sofrimento, mas são enxergados como ‘normais’”, explica a assistente social Sildete.

Rodas de conversas, debates e outras atividades atuam na prevenção de agressões físicas e psicológicas praticadas por companheiros ou qualquer outro homem. Informações como o número Disque Denúncia-180– e dicas importantes podem mudar a vida das mulheres e evitar tragédias.

UBS Engenho- Em Engenho do Ribeiro, equipes da UBS e NASF promoveram mobilizações contra o crime e conversas para informar as usuárias da unidade sobre assuntos e direitos da mulher. Cartazes informativos e danças circulares foram realizadas.

UBS São José– As equipes de saúde realizaram dinâmicas para reflexão e identificação de pontos dos quais as mulheres se descuidam. A importância do autoconhecimento, autoestima, autocuidado e empoderamento feminino para fortalecer e realizar as próprias escolhas foram enfatizadas.