Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

PAINEIRA DA SANTA CASA

PAINEIRA DA SANTA CASA

PAINEIRA DA SANTA CASA

Plantada há mais de 20 anos nos jardins da Praça Irmã Albuquerque, a Paineira da Santa Casa não tem um registro histórico completo e, até o momento, não foi possível conseguir informações precisas. No entanto, há muito tempo é um dos cartões postais de Bom Despacho, sendo considerada uma das árvores mais belas da cidade.

HISTÓRICO

A Paineira da Santa Casa é uma árvore de grande exuberância. Seu nome científico é Chorisia Speciosa. Trata-se de uma espécie de crescimento rápido e raízes superficiais, não sendo adequada à arborização de ruas e avenidas. Para a efetivação de seu pleno desenvolvimento, deve ser plantada em lugares sem restrição espacial, uma vez que a árvore chega a medir 20 metros de altura. Tem tronco cinzento-esverdeado com estrias, suas folhas caem na época da floração. As flores são grandes, com cinco pétalas com cor de rosa claro.

No entorno da Paineira, encontra-se os jardins da Praça Irmã Albuquerque, com outras árvores, arbustos e flores bem cuidados.

A árvore está em bom estado de conservação. Não apresenta sintomas de deficiência nutricional, nem de doenças visuais ou abióticas. Sua madeira, geralmente, é usada na fabricação de canoas, cochos, gamelas e caixotaria. A paina é muito usada no enchimento de colchões e travesseiros. É uma árvore ornamental, principalmente durante sua floração, prestando-se admiravelmente para o paisagismo de jardins, alamedas e praças. Floresce de dezembro a abril.

Em razão de sua beleza e importância ornamental na cidade de Bom Despacho, a Paineira da Santa Casa foi tombada em 1999, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

REFERÊNCIAS:

GUERRA, Jacinto. Processo de tombamento, 1999.