Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

PRAÇA OLEGÁRIO MACIEL

PRAÇA OLEGÁRIO MACIEL

PRAÇA OLEGÁRIO MACIEL

Local de descanso, feiras e eventos, a Praça Olegário Maciel é um dos bens arquitetônicos da cidade de Bom Despacho. Possui um monumento característico da cidade, a famosa amurada e escadaria da Praça da Estação. Sua história é intríseca ao desenvolvimento da cidade e, por isso, constitui um dos patrimônios materiais do município.

HISTÓRIA

A chegada da Estrada de Ferro Paracatu em 1922, e a introdução do trem de ferro à nossa cidade foram de extrema importância para o desenvolvimento, econômico, social e cultural de Bom Despacho, que passou a ter um meio de transporte mais rápido e mais potente para a época.

A Avenida São Vicente era de terra e dividida por um desnível entre duas vias. Foi construído, então, um muro de arrimo e uma escadaria que nivelaram a avenida. A obra teve o objetivo de facilitar o acesso ao Hotel Glória e ao centro da cidade, para os passageiros que chegavam de trem na Estação Ferroviária, por meio da Estrada de Ferro Paracatu. Construíram a Amurada da “Praça da Estação”, cujo nome oficial é Praça Olegário Maciel, em homenagem a um bom-despachense que foi engenheiro, político, deputado e vice-presidente (governador) de Minas Gerais no período de 1894 a 1933. O conjunto da amurada e escadaria foram inaugurados em 9 de março de 1933.

O prefeito da época, Flávio Cançado Filho (Favuca), conseguiu a vinda de Caçadores Mineiros da Força Pública do Estado de Minas Gerais, hoje denominado 7° Batalhão de Polícia Militar, para ajudar a construir a obra.

A Amurada da Praça da Estação divide o espaço urbano em parte baixa e parte alta. No passado, havia desfilies cívicos, comícios políticos e grandes eventos populares. No local, foram plantadas diversas palmeiras e árvores, inclusive duas árvores da Amazônia que, por sua vez, também são patrimônios da cidade.

No primeiro patamar, onde a escadaria se bifurca, encontra-se um brasão com dizeres: Praça Olegário Maciel – 9-3-33 – Prefeito Flávio Cançado Filho – Construção 7º BI. Entre o conjunto da obra de urbanismo e arquitetura, destaca-se a Amaruda e Escadaria da Praça da Estação, que o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural denominou como Amurada do Favuca, apelido de Flávio Cançado Filho, para facilitar a identificação do monumento e homenagear esta emblemática figura histórica de Bom Despacho.

Em 2003, a Praça Olegário Maciel foi tombada na esfera municipal, através dos decretos nº 2583/03. Na esfera federal, a lei nº 10.413/02 que determina que o acervo ferroviário passa a integrar o acervo histórico e artístico da União.

O patrimônio foi restaurado pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o dinheiro proveniente do repasse do ICMS do Patrimônio Cultural estadual através da Lei Robin Hood- Fundação João Pinheiro. Sua restauração foi inaugurada em 15 de junho de 2019.

Com sua construção restaurada, constitui um expressivo patrimônio cultural, no que diz respeito a sua arquitetura, decoração, imobiliário e significado para os bom-despachenses. Uma área de preservação patrimonial que se localiza entre o antigo Armazém Ferroviário e o Museu Ferroviário, em organização, tendo à sua frente uma belíssima Maria Fumaça, locomotiva do início do século XX e um vagão.

A Praça Olegário Maciel é um espaço de convivência, com mesas, bancos, local onde se realizam vários eventos e encontros. A rua fechada aos sábados é lugar de encontro dos feirantes de artesanatos, produtos orgânicos trazidos das roças, como também barracas de bebidas e tira gostos. Além de ser um patrimônio histórico de maior relevância para os cidadãos bom-despachenses que guarda a memória histórico-cultural da cidade.

INFORME ARQUITETÔNICO

A Amurada do Favuca é composta de duas alas de muros de arrimo, em formato de talude que funciona como anteparo da via em nível superior, Avenida São Vicente, e a via em nível inferior, Praça Olegário Maciel. Na parte central da Amurada, encontra-se a escadaria que começa em uma única ala, bifurcando-se no centro e novamente se unindo em uma ala só, onde termina ligando a Praça Olegário Maciel à Avenida São Vicente.

No seu entorno, existe no nível inferior, a via pública, bem larga, asfaltada- Praça Olegário Maciel – e, no nível superior a via pública da Avenida São Vicente, também com pavimentação asfáltica. Na parte inferior, existem velhas árvores muito copadas, gramados, flores, um renque de palmeiras e bancos de jardim. O conjunto é circundado por um passeio de concreto.

REFERÊNCIAS:

Resende, Fernando Humberto de. Bom Despacho 300 anos, homens que a construíram: tomo II. São Paulo. Ed. SCORTECCI. 2018.

Livro de tombamento. Laudos Técnicos dos Bens Tombados. Secretaria da Cultura e Turismo.