No dia 22 de agosto, a Prefeitura e a reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) realizaram audiência pública para apresentação da instituição e de possíveis áreas de atuação acadêmica no município. A audiência faz parte das ações previstas para a instalação do IFMG em Bom Despacho, assim como para construção coletiva do plano de oferta acadêmico do Campus.
A consulta pública a respeito de novos cursos que podem ser implantados em Bom Despacho continua aberta online. Para contribuir, clique aqui. O prazo para participar será até o dia 5 de setembro. Aproveite!
Saiba mais
Bom Despacho foi uma das oito cidades escolhidas pelo Governo Federal para abrigarem campus do IFMG, sendo a única na região Centro-Oeste de MG, que ficará localizado no antigo Sesc, local onde aconteceu a audiência. Na oportunidade, a comissão de instalação do IFMG em Bom Despacho apresentou o instituto à população e respondeu perguntas dos cidadãos presentes sobre os cursos, além de receber propostas sobre possibilidades de novos cursos.
Na audiência foram apresentados eixos de atuação que o IFMG pode trazer para Bom Despacho como:
- Eixo de Produção Cultural e Design: Cursos voltados a fomentar a produção cultural na região.
- Eixo de Produção Industrial: Este eixo abrange áreas que possivelmente incluirão mecânica, elétrica, automação e outras áreas correlacionadas.
- Eixo de Gestão e Negócios: Voltado para a formação em administração, contabilidade, e outras áreas que preparem os alunos para o gerenciamento de negócios.
- Eixo de Tecnologia da Informação e Comunicação: Inclui cursos voltados para a computação e outras áreas de Tecnologia da Informação (TI).
Na oportunidade também foi mencionado que os cursos poderão ser ajustados de acordo com as necessidades e demandas locais como capacitações na área da Saúde e a integração com indústrias alimentícias, ambas apresentadas como possibilidades pela população presente na audiência.
Também houve a menção de incluir benefícios como inclusão social por meio do transporte de alunos, apoio a alunos de baixa renda, desenvolvimento de habilidades e fomento à pesquisa e inovação.
De acordo com o IFMG, o instituto em Bom Despacho atenderá até 1.500 alunos de Bom Despacho e região. Será feito um concurso público para a contratação de professores e funcionários administrativos para este campus especificamente, cujo planejamento e organização já está em andamento para atender as necessidades.