Consultor do Ministério da Cultura elogia atuação da Prefeitura de BD

O secretário Roberto Ângelo

A nova administração da cidade de Bom Despacho adiantou-se para recuperar tempo perdido”. Com esta frase, o blog http://sncmg.wordpress.com divulgou que a cidade foi a primeira de Minas Gerais em 2013 a procurar a adesão ao acordo de cooperação federativa visando implantar o Sistema Nacional de Cultura (SNC) no município.

Depois de inúmeras tentativas ao longo de 2012, a cidade finalmente move-se para integrar-se ao preceito constitucional do Sistema Nacional de Cultura, recebendo o consultor da UNESCO para o MinC na implantação do SNC em MG, José Oliveira Junior”, diz a notícia.

A matéria destaca ainda que o secretário municipal de Cultura, Roberto Ângelo, reafirmou o interesse do novo governo em “trazer Bom Despacho para o centro das grandes discussões nacionais (…) e tecer uma rede no Centro-Oeste com os municípios próximos” tendo em vista implementar as ações culturais.

O blog finaliza lembrando que em Bom Despacho “é onde sobrevive o dialeto da tabatinga, língua afro-brasileira, de origem predominantemente banto. Em extinção, é falada por moradores residentes na periferia da cidade, no bairro chamado Ana Rosa”.