Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Desenvolvimento Econômico
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

🌾 A Prefeitura de Bom Despacho convida você para a 54ª Expobom!

De 1º a 4 de julho, esperamos você no estande da Prefeitura de Bom Despacho, no Parque de Exposições.

Venha conhecer de perto os projetos, ações e iniciativas que estão transformando nossa cidade e fortalecendo o desenvolvimento do nosso município.

Passe pelo nosso estande, converse com nossa equipe e descubra tudo o que estamos construindo juntos.

Esperamos por você! 🤝

4ª Festa do Polvilho está bombando

A 4ª edição da Festa do Polvilho do Mato Seco está acontecendo neste momento e reunindo a população e visitantes de todo o município e de outras cidades no povoado Mato Seco.

Com atrações para toda a família; idosos, adultos, jovens e crianças estão aproveitando a festa para conhecer o povoado e também experimentar quitutes feitos pelas pessoas do povoado, além de curtir as atrações especiais.

Confira como está ficando a festa e participe você também:

Confira mais fotos e a programação completa abaixo

Veja a programação completa da 4ª Festa do Polvilho do Mato Seco

Neste sábado, dia 13 de junho, acontecerá a 4ª edição da Festa do Polvilho do Povoado Mato Seco. A programação está recheada de atrações que começarão às 10h com Folia de Reis e campeonato de futebol e as barraquinhas, continuando até a noite com shows, concursos culinários.

Além disso tudo que já é tradição e sucesso todos os anos, neste ano haverá telão para que os participantes da festa aproveitem a estreia da Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2026. Confira a programação completa:

A Festa do Polvilho promove a cultura e a economia do povoado com atrações para todos. Você é o nosso convidado, participe!

Bom Despacho busca modelos de gestão inovadora em missão técnica no Paraná

A Prefeitura de Bom Despacho está integrando, até o dia 14 de maio, a Missão Lideranças no Paraná, promovida pelo Sebrae Minas. A iniciativa reúne gestores e lideranças do Centro-Oeste mineiro para uma imersão nas melhores práticas nacionais de inovação, governança pública e fortalecimento do ambiente de negócios. O município está representado pelo Secretário de Administração Pública e pelo Assessor de Inovação Tecnológica.

O roteiro estratégico abrange as cidades de Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu, municípios que são referências no Brasil por seus modelos de gestão e ecossistemas de inovação. A agenda foca em soluções que podem ser adaptadas à realidade de Bom Despacho, como a implementação de sistemas regionais de inovação, compras públicas estratégicas, desburocratização de processos, modernização administrativa e programas que elevam a competitividade territorial e o empreendedorismo local.

“A missão é uma oportunidade vital para impulsionar o ecossistema empreendedor da cidade”, afirmou o Assessor de Inovação Tecnológica. Segundo o gestor, “o grupo está conhecendo práticas que mostram como a união entre o setor produtivo e o poder público pode transformar a realidade local, permitindo que Bom Despacho crie políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda com base no que há de mais moderno no país”.

“O objetivo principal é transformar o conhecimento adquirido em resultados concretos, buscando soluções que tornem a administração mais tecnológica e conectada às necessidades da população, garantindo uma gestão eficiente e uma melhor qualidade de vida para todos os bom-despachenses”, destacou o secretário de Administração.

INOVAÇÃO: Bom Despacho pré-lança o app SuperApp do Cidadão

Na noite de ontem – dia 5 de março – a Prefeitura de Bom Despacho, o Governo de Minas, a Federaminas e a CDL-Acibom promoveram o pré-lançamento do SuperApp do Cidadão no evento Conexão Associativista.

Com o tema “Liderança Regional na Era das Cidades Inteligentes”, foi feito um painel sobre a união entre lideranças e tecnologia para acelerar o desenvolvimento da nossa região e a apresentação do superapp, uma solução tecnológica que permitirá que os cidadãos acessem serviços públicos rapidamente além de promover a economia local com vantagens para os contribuintes.

O fundador da empresa BM Tech, Bruno Moreno, apresentou o superapp ao público que incluía representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Inovação Tecnológica e Trânsito, empresários, Polícia Militar.

No painel participaram o secretário municipal, Nélio Leite; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo; representante da Fiemg, Amanda Rodrigues; representante do IFMG, Rodrigo Gomes, e o presidente da CDL-Acibom, Ronaldo Gontijo.

Bom Despacho mais uma vez em destaque!

A Sala Mineira do Empreendedor acaba de conquistar a Medalha de Prata no Selo de Atendimento SEBRAE, um reconhecimento nacional pela qualidade do atendimento, eficiência e compromisso com quem empreende na nossa cidade.

Esse resultado mostra que estamos no caminho certo: valorizando o empreendedor, simplificando processos e fortalecendo o desenvolvimento econômico de Bom Despacho. Parabéns a toda equipe.

Seguimos trabalhando com responsabilidade e inovação para crescer junto com você!

Começaram as Olimpíadas do Empreendedorismo Tecnológico

Na noite de hoje, dia 3 de setembro, começaram as Olimpíadas Municipais de Empreendedorismo Tecnológico (OMET). A ação, realizada pela Prefeitura através do BD Tech HUB e o IEBT, está dando oportunidades para mais de 130 estudantes do ensino médio das redes municipal e privada desenvolverem habilidades de inovação, criatividade e empreendedorismo.

Os participantes serão acompanhados por mentores que os ajudarão a tornar suas ideias em realidade pelas próximas cinco semanas, concorrendo a prêmios de R$ 3.000 para o primeiro lugar, R$ 2.000 para o segundo e R$ 1.000 para o terceiro.

Os jovens empreendedores são das escolas: Chiquinha Soares, Darwin, Irmã Maria, Martinho Fidelis, Miguel Gontijo, Millenium, Tiradentes e Wilson Lopes.

Dia da Avicultura: Prefeitura lança 2ª edição do Projeto Criar Avicultura e homenageia jovens participantes

Ontem, dia 28 de agosto, celebramos o Dia da Avicultura com um momento muito especial: o lançamento da 2ª edição do Projeto Criar Avicultura!

O evento contou com a presença do vice-prefeito Luiz, dos secretários responsáveis pelo projeto — da Educação e da Agricultura, Denisse e Patrick —, além de outros membros do secretariado, autoridades, um representante da Câmara Municipal e do empresário Geraldo, da Leite Machadinho, que é um investidor do projeto.

Durante a cerimônia, as crianças participantes, acompanhadas de suas famílias, conheceram os detalhes do projeto, que vai ensinar responsabilidade, cuidado com os animais e geração de renda familiar. Nesta primeira fase, os alunos receberam a primeira ração para alimentar as pintainhas (filhotes de galinha) que vão receber em breve.

Além disso, os alunos que mais se destacaram na edição anterior foram premiados com chocadeiras, incentivando a continuidade do aprendizado e o cuidado com as pintainhas, que se transformarão em galinhas poedeiras, garantindo um ciclo de aprendizado e geração de renda.

É um verdadeiro investimento no futuro das nossas crianças, e a Prefeitura se orgulha de fazer parte dessa jornada, prestigiando o crescimento e a dedicação de cada aluno.

Bom Despacho Rodeio Show está animando a cidade neste final de semana

Neste final de semana (21 a 23 de agosto), a Prefeitura está apoiando a realização do Bom Despacho Rodeio Show, evento que coloca a cidade no cenário nacional de rodeios com montarias de touros com peões de Bom Despacho e várias outras cidades do país, muitos shows, atrações para todos os públicos e aquecimento da nossa economia.

O grande evento, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho, está agitando as noites da cidade com entrada franca. Além disso há muita movimentação nos hotéis, salões de beleza cheios, sorveterias, lojas de vestuário, lanchonetes e restaurantes com grande movimento, postos de combustíveis abastecendo sem parar e o comércio todo aquecido, além de promover a solidariedade com a doação de alimentos.

Hoje à noite tem mais: Teremos as duplas sertanejas Hugo & Guilherme e Rafa & Lorenzo. As atrações começarão às 20h no Parque de Exposições de Bom Despacho (Rua Cisalpino Marques Gontijo, 335). Leve também alimentos não perecíveis e aproveite a festa. Saiba mais.

Empreendedorismo Jovem: Participe das Olimpíadas Municipais de Empreendedorismo Tecnológico

Se você é estudante do ensino médio, não perca a oportunidade de participar das Olimpíadas Municipais de Empreendedorismo Tecnológico!

Durante essa experiência, você vai participar de oficinas, desafios e etapas práticas que vão te ajudar a desenvolver habilidades de inovação, criatividade e empreendedorismo.

E o melhor: as melhores equipes ganham prêmios em dinheiro e vão poder dar continuidade ao projeto com apoio de especialistas!

As apresentações finais irão acontecer no FITCOM 2025, onde sua equipe poderá concorrer a premiação de R$ 3.000 (primeiro lugar), R$ 2.000 (segundo lugar) e R$ 1.000 (terceiro lugar).

Para mais informações, acesse o edital e faça já a sua inscrição!

Na 53ª ExpoBom, a Prefeitura homenageia cidadãos ilustres que fazem Bom Despacho brilhar ainda mais

A 53ª Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Bom Despacho (ExpoBom 2025) segue a todo vapor e, nesta manhã, foi realizada a abertura oficial do evento. A Prefeitura prestou uma justa homenagem a cidadãos que se destacam pelo compromisso e dedicação ao desenvolvimento da nossa cidade, entregando o troféu Amigos de Bom Despacho. Essa iniciativa reforça a valorização do trabalho desses protagonistas e o respeito ao legado que constroem em nossa comunidade.

Organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho, com o apoio fundamental da Prefeitura, a ExpoBom é uma vitrine importante para os negócios agropecuários do município e uma celebração da cultura do campo, aberta a toda população. A Prefeitura marca presença com um estande institucional e o espaço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, onde apresenta ações, projetos e serviços que fortalecem o agronegócio local.

A ExpoBom 2025 segue até o próximo sábado, dia 12, com uma programação diversificada que inclui atrações culturais, técnicas e comerciais. Venha participar e prestigiar este grande evento que valoriza o campo e impulsiona a economia de Bom Despacho!

Prefeitura apoia o agronegócio na 53ª Expobom

Ontem, dia 9 de julho, teve início a 53ª Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Bom Despacho (Expobom 2025). Realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho, com apoio da Prefeitura, a feira gera importantes oportunidades de negócios agropecuários no município e promove a cultura do campo em um evento aberto a todo o público no Parque de Exposições.

A Prefeitura participa da Expobom com seu estande institucional e com o estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, apresentando ações, projetos e serviços voltados ao fortalecimento do agronegócio local.

Durante a abertura, foram entregues as premiações do concurso Escola no Agro – de redação e desenho –, em que alunos de escolas públicas e privadas da cidade mostraram seus talentos e conhecimentos sobre o setor. Também foram entregues as Medalhas de Mérito Rural, homenageando produtores rurais que se destacaram em Bom Despacho e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária no município.

A Expobom 2025 continua até o próximo sábado, dia 12, com vasta programação cultural, técnica e comercial. Participe e prestigie esse grande evento que valoriza o campo e impulsiona a economia de Bom Despacho. Saiba mais.

A 3ª Festa do Polvilho no Mato Seco foi um verdadeiro sucesso!

Milhares de pessoas passaram por lá, saboreando o melhor da nossa gastronomia, valorizando a cultura local e se divertindo com shows incríveis. Foi um final de semana de muita alegria, tradição e união da nossa gente.

A Prefeitura está empenhada em levar sempre o melhor para a nossa população, valorizando cada comunidade e fortalecendo a nossa história.

Parabéns a todos os envolvidos, todos os patrocinadores e equipes da gestão municipal por essa linda festa que movimenta o Mato Seco e enche nosso coração de orgulho!

Prefeitura inicia o +Pecuária Brasil 2025 em Bom Despacho

A Prefeitura de Bom Despacho deu início hoje, 7 de janeiro, a primeira etapa do programa +Pecuária Brasil 2025, voltado para o melhoramento genético do rebanho bovino de corte e leiteiro do município. Nesta fase inicial, serão realizadas 100 inseminações em vacas da região, com o objetivo de fortalecer a produtividade e a qualidade genética do gado local.

Ao longo de 2025, o programa contará com cinco etapas adicionais, totalizando 600 inseminações ao longo do ano. Todos os criadores de gado de Bom Despacho podem participar e aproveitar os benefícios oferecidos pelo projeto.

Como participar

Interessados devem se cadastrar entrando em contato com a Secretaria Municipal de Agropecuária pelos telefones (37) 3520-1403 ou (37) 99106-3741, ou diretamente na sede da Prefeitura, localizada na Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150, bairro Jaraguá, 2º andar.

Avanço para a pecuária local

O programa +Pecuária Brasil 2025 é uma iniciativa que visa transformar a qualidade do rebanho bovino de Bom Despacho, promovendo maior eficiência produtiva e competitividade no mercado.

Produção de polvilho do Mato Seco atrai empresa para produção de filme

A Matita Perê, empresa produtora de filmes, está produzindo o filme Quitandas Gerais, um filme que mostra os valores da cultura da gastronomia mineira, que é um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo. No filme, será mostrada a cultura e a produção de polvilho no Mato Seco. Fazem parte do projeto as cidades de Barão de Cocais, Maria da Fé, São Tiago, Tiradentes e Bom Despacho.

A gravação aconteceu no dia 20, com os produtores de mandioca, polvilho e quitandas do Mato Seco. A Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura deu suporte de mobilização dos envolvidos e produção adequada do cenário com apresentação de quitandas feitas com o polvilho do Mato Seco.

“A quitanda tem o poder de socializar as pessoas e resgatar culturas e Bom Despacho abraçou a ideia e está fazendo avanços no setor”, relata Ana Paula Valois, produtora do curta.