Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

ÁRVORES DA AMAZÔNIA
Na Murada da Praça da Estação foram plantadas duas árvores nativas da Amazônia. Não há muitas informações sobre elas. Não se sabe data de chegada ou plantio. Certo é que elas são lindas e complementam a beleza da Praça da Estação, conjunto arquitetônico formado por Murada e Escadaria; bem tombado, de grande importância histórica e cultural. Então, para garantir a proteção dessas árvores, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conseguiu que elas fossem tombadas.
BIQUINHA
A centenária fonte da Biquinha é uma bica instalada num paredão de pedra, cuja água foi captada em 1900. Ela fica na área central de Bom Despacho, entre a Praça da Matriz e a Rua Lambari. Devido sua importância histórica e cultural, a fonte foi tombada em 2007, pelo Decreto Municipal nº 3.375. Hoje é um dos patrimônios históricos e culturais do Município.
CAPELA DO SENHOR BOM JESUS DA CRUZ DO MONTE
A famosa Igrejinha da Cruz do Monte foi erguida no início do século XIX. Ela fica no Bairro Ana Rosa, popularmente conhecido como Tabatinga. De arquitetura colonial, a capela representa o marco inicial do povoamento de Bom Despacho.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BOM DESPACHO
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 21 de outubro de 1921, na Vila de Bom Despacho. Foi construída após a chegada da Estrada de Ferro Paracatu.
IGREJA DA MATRIZ
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho é um dos principais símbolos culturais e arquitetônicos de Bom Despacho.

Foi projetada pelo arquiteto, José Etelvino. Entre 1927 e 1948 foi construída com ajuda do povo; possui estilo gótico, com uma torre de 58,73 metros de altura. a Igreja se tornou bem material tombado em 2016.

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário reúne a cultura do reinado todos os anos em Bom Despacho. Sua história é bastante antiga. Bom Despacho possuía uma Igreja de mesmo nome no centro da cidade, mas foi demolida com as mudanças urbanas. A Igreja atual foi construída por iniciativa privada, fruto da devoção e fé da senhora Alice Cardoso e dos fiéis de Nossa Senhora do Rosário.
MARIA FUMAÇA
A MARIA FUMAÇA conhecida popularmente na cidade por Maria Fumaça, A locomotiva a vapor n° 325, construída pela “Baldwin Locomotive Works” em 1911, foi tombada em 2003 como patrimônio material da cidade, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.. De modelo “Pacific”, foi importada dos Estados Unidos para o Brasil em 1918.
PAINEIRA DA SANTA CASA
Plantada há mais de 20 anos nos jardins da Praça Irmã Albuquerque, a Paineira da Santa Casa não tem um registro histórico completo e, até o momento, não foi possível conseguir informações precisas. No entanto, há muito tempo é um dos cartões postais de Bom Despacho, sendo considerada uma das árvores mais belas da cidade.
Praça Olegário Maciel
Local de descanso, feiras e eventos, a Praça Olegário Maciel é um dos bens arquitetônicos da cidade de Bom Despacho. Possui um monumento característico da cidade, a famosa amurada e escadaria da Praça da Estação. Sua história é intríseca ao desenvolvimento da cidade e, por isso, constitui um dos patrimônios materiais do município.
VILA MILITAR
O Complexo da Vila Militar é uma importante referência para o município de Bom Despacho. Trata-se de um conjunto de casas construídas nos anos 1920, para sediar os operários que trabalharam na Estrada de Ferro Paracatu. Portanto, no século passado, a Vila Militar era a antiga Vila de Operários da Estrada de Ferro Paracatu. Devido sua importância para a cidade, em 2015 o Complexo foi tombado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.