Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura de Bom Despacho
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

🎖️ 95 anos de história, dedicação e compromisso com a segurança da nossa gente

🚜🔨 LEILÃO DE BENS INSERVÍVEIS – PARTICIPE!

📢 Atualize seu cadastro e fortaleça a saúde do nosso município!

🌾 A Prefeitura de Bom Despacho convida você para a 54ª Expobom!

Saiba mais sobre o trabalho de nossos agentes comunitários de saúde

Informação de confiança faz a diferença.

Cada gota de leite materno é um gesto de amor. Cada orientação faz a diferença

 

A Prefeitura de Bom Despacho homenageia o 7º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais por sua trajetória de trabalho, coragem e serviço à população.

Ao longo dessas quase dez décadas, homens e mulheres da Polícia Militar têm desempenhado um papel fundamental na proteção da sociedade, contribuindo para uma cidade e uma região mais seguras.

Nosso reconhecimento e gratidão a todos que fizeram e fazem parte dessa história.

Parabéns pelos 95 anos de relevantes serviços prestados à comunidade!

A Prefeitura de Bom Despacho realizará o Leilão de Bens Inservíveis, uma oportunidade para adquirir veículos, máquinas e outros bens públicos disponibilizados para alienação, de forma transparente e totalmente eletrônica.

📅 Data: 08 de julho de 2026
⏰ Horário: 13h
💻 Sessão 100% eletrônica

O processo será conduzido em conformidade com a legislação vigente, garantindo igualdade de condições, competitividade e transparência para todos os participantes.

📲 Consulte o edital e saiba como participar
🌐 Página de Licitações da Prefeitura de BD
🌐 licitar.digital

ℹ️ Mais informações:
📞 (37) 3520-1434
📧 licitacao@pmbd.mg.gov.br

Saiba mais

Manter seus dados atualizados ajuda a Prefeitura a planejar melhor os serviços de saúde, ampliar investimentos e garantir mais acesso para toda a população.

🏥 Mais cadastros atualizados
💙 Mais recursos para a saúde
✅ Mais cuidado para você e sua família

Receba a visita do Agente de Saúde e mantenha seu cadastro em dia!

De 1º a 4 de julho, esperamos você no estande da Prefeitura de Bom Despacho, no Parque de Exposições.

Venha conhecer de perto os projetos, ações e iniciativas que estão transformando nossa cidade e fortalecendo o desenvolvimento do nosso município.

Passe pelo nosso estande, converse com nossa equipe e descubra tudo o que estamos construindo juntos.

Esperamos por você! 🤝

Por trás de cada visita, orientação e cuidado, existe um trabalho essencial para a saúde da nossa população.

Os Agentes Comunitários de Saúde são a ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, levando informação, acompanhamento e atenção a quem mais precisa.

Com dedicação e compromisso, esses profissionais fazem a diferença todos os dias.

A cidade de Bom Despacho será palco de mais um importante evento esportivo regional. No próximo dia 28 de junho de 2026 (domingo), a partir das 8h30, será realizada a 3ª Etapa Classificatória Mineira da Região Centro-Oeste do Campeonato de Karatê Interestilos, no Poliesportivo do Ipê Campestre Clube.

A competição reunirá atletas de diversas cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais, promovendo a integração entre os praticantes da modalidade e fortalecendo o esporte como instrumento de desenvolvimento social, disciplina e formação cidadã.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, reafirmando o compromisso da administração municipal com o incentivo às práticas esportivas e à realização de competições que movimentam a cidade, estimulam o intercâmbio esportivo e valorizam os atletas locais e regionais.

A expectativa é de que o campeonato receba um grande número de competidores, familiares e admiradores do karatê, consolidando Bom Despacho como referência na realização de eventos esportivos e no incentivo às diversas modalidades esportivas.

A entrada é gratuita, e toda a população está convidada a prestigiar as disputas e incentivar os atletas que representarão suas cidades em busca da classificação para as próximas etapas do campeonato.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação contra a dengue na rede pública de Bom Despacho continua normalmente.

A vacina disponibilizada no município permanece autorizada pelos órgãos competentes e é fundamental para proteger crianças e adolescentes contra as formas mais graves da doença.

📍 Procure a unidade de saúde de referência, confira a situação vacinal e complete o esquema de imunização.

Cada gota de leite materno é um gesto de amor. Cada orientação faz a diferença

Se você está gestante ou vive o puerpério, reserve essa data!

A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma palestra especial para esclarecer dúvidas, compartilhar orientações e fortalecer a confiança das mães na amamentação.

🤱 Amamentar é cuidar. É proteger. É fortalecer vínculos para toda a vida.

📅 25 de junho
📍 Auditório da Santa Casa

Esperamos você para esse momento de aprendizado, acolhimento e troca de experiências. 💛

No último dia 21 de junho, aconteceu a grande final do Campeonato Municipal Master, competição promovida pela Liga Municipal de Desportos com o apoio da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Confira as fotos da competição

Em uma partida emocionante, o Ipê Campestre Clube conquistou o título ao vencer o Cristalino Esporte Clube na disputa por pênaltis, após um confronto equilibrado e marcado pela dedicação e espírito esportivo das duas equipes.

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho tem orgulho de apoiar iniciativas que fortalecem o esporte local, promovem a integração entre os atletas e valorizam a tradição do futebol em nosso município. Investir no esporte é investir em saúde, lazer, convivência social e qualidade de vida para toda a população.

Você sabia que o nosso município tem um dia dedicado exclusivamente a promover a harmonia social?

Instituído pela Lei Municipal nº 2.944/2023, esta data destaca a importância cultural, social, educativa e espiritual do diálogo e da resolução pacífica de conflitos em nossa comunidade.

Para colocar em prática os objetivos dessa lei, convidamos você para uma manhã de cidadania e serviços gratuitos na Praça da Matriz!⚖️

Frente de Atendimentos e Cidadania (das 08h00 às 10h30):

Teremos uma estrutura completa com órgãos públicos e parceiros da nossa cidade unidos para oferecer conciliações, orientações jurídicas e apoio direto ao cidadão.

A paz social se constrói no dia a dia e com a participação de todos. Venha exercer a sua cidadania! ❤️

📍 Local: Praça da Matriz (Ponto de apoio: Biblioteca Municipal)

📅 Data: 22 de julho, a partir das 08h

Jovens estão cada vez mais conscientes e longe das drogas com ajuda do Proerd

Programa recebe apoio da Prefeitura e continua formando cidadãos responsáveis e conscientes formou nova turma nesta quinta-feira

Na última quinta-feira, dia 18 de junho, foi realizada a formatura dos estudantes participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em quadra o Colégio Tiradentes.

Confira fotos da formatura

O programa, realizado em Bom Despacho com apoio da Prefeitura, ensina crianças e adolescentes a resistirem às drogas e situações e pressões sociais com foco no empoderamento juvenil, no desenvolvimento da cidadania e na integração entre a Polícia Militar, as escolas de Bom Despacho e a comunidade.

O Proerd também promove o desenvolvimento socioemocional controlando a tensão, se comunicarem de forma eficaz e a relatarem casos de bullying de maneira responsável e segura.

Na formatura, os alunos com as melhores redações que retratavam seu aprendizado no programa foram premiados e professores também tiveram menção honrosa pelo seu trabalho com as turmas. Os alunos e professores campeões foram:

Alunos:

  • Escola Municipal Coronel Praxedes: Alícia Ferreira Lacerda.
  • Escola Municipal Flávio Cançado Filho: Henrique Silva Oliveira.
  • Escola Estadual Coronel Egídio Benício de Abreu: Paulo Henrique Ferreira.
  • Escola Estadual Coronel Robertinho: Ana Cecília dos Santos.
  • Colégio Tiradentes: Pedro Augusto Bernardo Pinto

Professores:

  • Simone Silva Rodrigues, representando a Escola Municipal Coronel Praxedes.
  • Ana Luía Ferreira de Freitas, representando a Escola Municipal Flávio Cançado Filho.
  • Lucélia Alves de Souza, representando a Escola Estadual Coronel Egídio Benício de Abreu.
  • André Gonzaga de Mendonça, representando a Escola Estadual Coronel Robertinho.
  • Priscila e Mariana Faustina, representando o Colégio Tiradentes.

A Prefeitura de Bom Despacho parabeniza os alunos, pais, professores, escolas, Polícia Militar e parceiros pela iniciativa e por promover uma sociedade cada vez mais livre de drogas, da violência e consciente de seu papel.

A Prefeitura de Bom Despacho está realizando o Concurso Público 1-2.026 para o cargo de Auditor-Fiscal Agropecuário / Médico Veterinário para preencher uma vaga mais cadastro de reserva. O prazo para inscrição é até segunda-feira (22/06)

Aproveite a oportunidade: O edital e as retificações estão disponíveis no DOMe e no site do instituto responsável pelo certame.

🔎 Acesse, leia atentamente o edital e fique atento aos prazos.

A Prefeitura de Bom Despacho realizou, entre os dias 25 e 29 de maio, a 2ª edição do Festival Esportivo das Escolas Municipais. A iniciativa teve como principal objetivo incentivar a prática esportiva entre os estudantes da rede municipal, promovendo saúde, lazer, integração social e o fortalecimento do espírito esportivo.

Confira as fotos

O festival contou com mais de 450 participações de alunos das escolas Dona Duca, Coronel Praxedes, Virgílio Antônio, Flávio Cançado e João Dornas Filho. Durante os cinco dias de competição, os estudantes disputaram as modalidades de futsal, queimada, cabo de guerra e atletismo/corrida, demonstrando talento, dedicação e trabalho em equipe.

A Administração Municipal parabeniza todas as escolas, estudantes, professores e servidores envolvidos pela dedicação e pelo espírito esportivo demonstrados durante o festival, contribuindo para o sucesso de mais uma edição do evento. Além das disputas esportivas, o evento proporcionou momentos de convivência, respeito e integração entre os participantes, reforçando valores importantes para a formação dos alunos.

A Prefeitura recebeu, nessa terça-feira, 16, mais de 20 caixas de hortaliças doadas por produtor rural de Bom Despacho para serem distribuídos à população de baixa renda beneficiando aproximadamente 50 famílias.

A Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura foi até ao local da produção buscar os alimentos frescos que serão encaminhados ao Banco de Alimentos para preparação e serão entregues aos CRAS’s para distribuição.