Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Vídeo
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Ipê Campestre Clube é o grande campeão do Campeonato Municipal Master 2026

No último dia 21 de junho, aconteceu a grande final do Campeonato Municipal Master, competição promovida pela Liga Municipal de Desportos com o apoio da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Confira as fotos da competição

Em uma partida emocionante, o Ipê Campestre Clube conquistou o título ao vencer o Cristalino Esporte Clube na disputa por pênaltis, após um confronto equilibrado e marcado pela dedicação e espírito esportivo das duas equipes.

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho tem orgulho de apoiar iniciativas que fortalecem o esporte local, promovem a integração entre os atletas e valorizam a tradição do futebol em nosso município. Investir no esporte é investir em saúde, lazer, convivência social e qualidade de vida para toda a população.

🕊️ 22 de Julho: Dia Municipal da Paz e da Conciliação 🤝

Você sabia que o nosso município tem um dia dedicado exclusivamente a promover a harmonia social?

Instituído pela Lei Municipal nº 2.944/2023, esta data destaca a importância cultural, social, educativa e espiritual do diálogo e da resolução pacífica de conflitos em nossa comunidade.

Para colocar em prática os objetivos dessa lei, convidamos você para uma manhã de cidadania e serviços gratuitos na Praça da Matriz!⚖️

Frente de Atendimentos e Cidadania (das 08h00 às 10h30):

Teremos uma estrutura completa com órgãos públicos e parceiros da nossa cidade unidos para oferecer conciliações, orientações jurídicas e apoio direto ao cidadão.

A paz social se constrói no dia a dia e com a participação de todos. Venha exercer a sua cidadania! ❤️

📍 Local: Praça da Matriz (Ponto de apoio: Biblioteca Municipal)

📅 Data: 22 de julho, a partir das 08h

Jovens estão cada vez mais conscientes e longe das drogas com ajuda do Proerd

Na última quinta-feira, dia 18 de junho, foi realizada a formatura dos estudantes participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em quadra o Colégio Tiradentes.

Confira fotos da formatura

O programa, realizado em Bom Despacho com apoio da Prefeitura, ensina crianças e adolescentes a resistirem às drogas e situações e pressões sociais com foco no empoderamento juvenil, no desenvolvimento da cidadania e na integração entre a Polícia Militar, as escolas de Bom Despacho e a comunidade.

O Proerd também promove o desenvolvimento socioemocional controlando a tensão, se comunicarem de forma eficaz e a relatarem casos de bullying de maneira responsável e segura.

Na formatura, os alunos com as melhores redações que retratavam seu aprendizado no programa foram premiados e professores também tiveram menção honrosa pelo seu trabalho com as turmas. Os alunos e professores campeões foram:

Alunos:

  • Escola Municipal Coronel Praxedes: Alícia Ferreira Lacerda.
  • Escola Municipal Flávio Cançado Filho: Henrique Silva Oliveira.
  • Escola Estadual Coronel Egídio Benício de Abreu: Paulo Henrique Ferreira.
  • Escola Estadual Coronel Robertinho: Ana Cecília dos Santos.
  • Colégio Tiradentes: Pedro Augusto Bernardo Pinto

Professores:

  • Simone Silva Rodrigues, representando a Escola Municipal Coronel Praxedes.
  • Ana Luía Ferreira de Freitas, representando a Escola Municipal Flávio Cançado Filho.
  • Lucélia Alves de Souza, representando a Escola Estadual Coronel Egídio Benício de Abreu.
  • André Gonzaga de Mendonça, representando a Escola Estadual Coronel Robertinho.
  • Priscila e Mariana Faustina, representando o Colégio Tiradentes.

A Prefeitura de Bom Despacho parabeniza os alunos, pais, professores, escolas, Polícia Militar e parceiros pela iniciativa e por promover uma sociedade cada vez mais livre de drogas, da violência e consciente de seu papel.

2ª edição do Festival Esportivo das Escolas Municipais reúne mais de 450 participações em Bom Despacho

A Prefeitura de Bom Despacho realizou, entre os dias 25 e 29 de maio, a 2ª edição do Festival Esportivo das Escolas Municipais. A iniciativa teve como principal objetivo incentivar a prática esportiva entre os estudantes da rede municipal, promovendo saúde, lazer, integração social e o fortalecimento do espírito esportivo.

Confira as fotos

O festival contou com mais de 450 participações de alunos das escolas Dona Duca, Coronel Praxedes, Virgílio Antônio, Flávio Cançado e João Dornas Filho. Durante os cinco dias de competição, os estudantes disputaram as modalidades de futsal, queimada, cabo de guerra e atletismo/corrida, demonstrando talento, dedicação e trabalho em equipe.

A Administração Municipal parabeniza todas as escolas, estudantes, professores e servidores envolvidos pela dedicação e pelo espírito esportivo demonstrados durante o festival, contribuindo para o sucesso de mais uma edição do evento. Além das disputas esportivas, o evento proporcionou momentos de convivência, respeito e integração entre os participantes, reforçando valores importantes para a formação dos alunos.

🚦 COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Bom Despacho informa que, a partir das 23h de hoje, o semáforo da Praça da Matriz passará a operar em amarelo intermitente no período das 23h às 5h.

A medida tem como objetivo proporcionar mais mobilidade ao trânsito, sem deixar de lado a segurança de motoristas e pedestres durante o período de menor fluxo de veículos.

⚠️ Atenção, condutor: ao se aproximar do cruzamento, reduza a velocidade, redobre a atenção e dê preferência ao pedestre. A parada total será necessária apenas quando houver pedestres com intenção de atravessar a via ou situações que exijam essa conduta para garantir a segurança.

🤝 Respeitar a sinalização e dirigir com prudência é responsabilidade de todos. Juntos, construímos um trânsito mais seguro e organizado para Bom Despacho.

Conheça quem cuida da saúde bem de perto!

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o elo entre a sua família e a Unidade de Saúde. Por meio de visitas domiciliares, orientações e acompanhamento contínuo, esse profissional ajuda a promover mais saúde, prevenção e qualidade de vida para toda a comunidade.

✅ Acompanha famílias e monitora a saúde da população
✅ Orienta sobre prevenção de doenças e hábitos saudáveis
✅ Incentiva e acompanha a vacinação
✅ Fortalece o acesso aos serviços de saúde

O ACS está presente no dia a dia, levando informação, cuidado e acolhimento para quem mais precisa.

Prefeitura e Projeto Desenvolve promovem capacitação e networking no mercado de trabalho bom-despachense

No dia 30 de maio, uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Bom Despacho e o Projeto Desenvolve transformou a Escola de Formação do Servidor Público (Efesp) no epicentro regional de capacitação e networking no mercado de trabalho. O evento ofereceu a estudantes e profissionais um dia intenso de imersão prática e conexões com o cenário corporativo atual.

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos talentos do município, a Prefeitura e o Projeto Desenvolve estruturaram um cronograma dinâmico dividido em dois turnos.

Posicionamento digital e estratégia na manhã

A abertura do evento refletiu o cuidado da gestão municipal e dos coordenadores do projeto na recepção dos participantes, que receberam materiais de apoio logo no credenciamento. Na primeira palestra do dia, o especialista Leandro Costa de Azevedo comandou o painel “Carreiras e LinkedIn”. Durante a apresentação, os participantes puderam entender a fundo a importância do marketing pessoal e do posicionamento digital na busca por novas oportunidades.

Capacitação em empregabilidade prática e construção de portfólio

No período da tarde, foi realizada a palestra intitulada “Empregabilidade Prática: Experiência antes da vaga”, ministrada por Arthur Amaral Lima. O objetivo principal do encontro foi orientar os participantes sobre como construir um portfólio sólido utilizando projetos e soluções para problemas reais, gerando redes de contatos e indicações antes mesmo de conquistar o primeiro emprego na área de tecnologia. Durante a apresentação, foram abordadas estratégias para superar a falta de experiência tradicional , o uso da inteligência artificial como aceleradora no desenvolvimento e a importância de criar evidências práticas de capacidade técnica para atrair oportunidades no mercado.

Encerramento e legado

Com o sucesso desta edição, a Prefeitura de Bom Despacho e o Projeto Desenvolve reafirmam o compromisso mútuo de transformar o município em polo de referência para a capacitação contínua, gerando emprego, renda e novas perspectivas para o futuro da região.

4ª Festa do Polvilho está bombando

A 4ª edição da Festa do Polvilho do Mato Seco está acontecendo neste momento e reunindo a população e visitantes de todo o município e de outras cidades no povoado Mato Seco.

Com atrações para toda a família; idosos, adultos, jovens e crianças estão aproveitando a festa para conhecer o povoado e também experimentar quitutes feitos pelas pessoas do povoado, além de curtir as atrações especiais.

Confira como está ficando a festa e participe você também:

Confira mais fotos e a programação completa abaixo

Veja a programação completa da 4ª Festa do Polvilho do Mato Seco

Neste sábado, dia 13 de junho, acontecerá a 4ª edição da Festa do Polvilho do Povoado Mato Seco. A programação está recheada de atrações que começarão às 10h com Folia de Reis e campeonato de futebol e as barraquinhas, continuando até a noite com shows, concursos culinários.

Além disso tudo que já é tradição e sucesso todos os anos, neste ano haverá telão para que os participantes da festa aproveitem a estreia da Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2026. Confira a programação completa:

A Festa do Polvilho promove a cultura e a economia do povoado com atrações para todos. Você é o nosso convidado, participe!

Maracujá é campeão da Copa Milo Sports 2026 de futsal

Com o apoio da Prefeitura, foi realizada a Copa Milo Sports 2026, competição que reuniu 12 equipes e mais de 145 atletas, consagrando o futsal da região com grande público.

Confira as fotos da competição

No último dia 29, a bola parou pra conhecer seu grande campeão: o Maracujá levantou a taça após vencer o Lyons, de Leandro Ferreira, por 4 a 2 em uma final digna de campeonato.

A equipe Alagoanos, de Pompéu, levou os prêmios individuais. O goleiro da equipe foi eleito o menos vazado e Lucas Rodrigo, o “Pelezinho”, balançou as redes nove vezes, sagrando o artilheiro da competição.

A Copa Milo Sports 2026 superou as expectativas. O público compareceu em peso em todas as rodadas, prestigiando grandes jogos e incentivando o esporte local. A Prefeitura parabeniza os organizadores pelo evento, bem como todos os participantes e em especial, o Maracujá pelo título.

Projeto Muay Thai para Todos representou Bom Despacho na Virada Esportiva de Pará de Minas

O projeto Muay Thai para Todos, desenvolvido no bairro Tabatinga com o apoio da Prefeitura de Bom Despacho, marcou presença pela primeira vez na tradicional Virada Esportiva de Pará de Minas, realizada nos dias 23 e 24 de maio. O evento acontece há vários anos no município e reúne milhares de participantes em cerca de 48 horas ininterruptas de atividades esportivas, com mais de 20 modalidades, incluindo futebol, vôlei, lutas, dança, ciclismo e diversas outras práticas esportivas.

Confira as fotos

Representando Bom Despacho, cinco atletas do projeto participaram das competições de Muay Thai alcançando resultados expressivos: foram três vitórias e duas derrotas. Além do desempenho dentro do ringue, a equipe recebeu importantes reconhecimentos durante o evento.

Um dos atletas do projeto foi destaque ao conquistar o título de campeão e autor da melhor luta da noite no card amador, recebendo premiação especial pela atuação. A equipe também foi homenageada com um diploma de reconhecimento registrado pela Federação de Muay Thai e um troféu de incentivo ao projeto, valorizando o trabalho desenvolvido com a comunidade.

Conheça o Muay Thai para Todos: Criado em agosto de 2025, o projeto nasceu da iniciativa com o objetivo de oferecer uma nova oportunidade esportiva para os moradores da região da Tabatinga. O trabalho vai além do esporte, promovendo valores como respeito, disciplina, dignidade e trabalho em equipe.

Atualmente, o projeto atende cerca de 80 participantes, entre crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, e conta com a atuação voluntária de seis professores. As atividades acontecem todas as quintas-feiras, às 19h, na quadra da Tabatinga.

A participação e os resultados alcançados na Virada Esportiva demonstram a importância dos projetos esportivos comunitários na formação de cidadãos e no incentivo à prática esportiva, levando o nome de Bom Despacho para importantes eventos da região.

Bailarinos representaram Bom Despacho no 22º Festival Nacional de Dança Curvelo Faz Arte

Com o apoio da Prefeitura, o grupo de Formação Ballet Art Corpo participou do 22º Festival Nacional de Dança Curvelo Faz Arte, que aconteceu de 24 a 26 de abril de 2026. O evento é consolidado como um dos principais eventos de dança do interior de Minas Gerais.

Confira os resultados.

O festival reúne bailarinos de todo o Brasil para competições. Além de Bom Despacho, participaram mais 13 cidades de toda região.

O Grupo de Formação Ballet Art Corpo, elevou o nome do município alcançando excelentes resultados. Foram apresentadas 14 coreografias e, destas, 11 foram premiadas. Além disso, o professor e coreógrafo, Manoel Godinho, teve uma premiação especial, foi reconhecido como bailarino destaque sendo agraciado com certificado de incentivo à dança.

Parabenizamos os participantes deste estimado evento pelo comprometimento e determinação nesta modalidade.

Prefeitura e Bombeiros promoveram qualificação sobre comunicação pública e a realização de cerimoniais

Crédito: Câmara Municipal

No dia 9 de junho a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Despacho e o Corpo de Bombeiros promoveram na Câmara Municipal o curso O Poder da Comunicação com o objetivo de qualificar ainda mais servidores municipais, da Câmara e da Prefeitura, e de Bom Despacho a respeito de Comunicação Pública Estratégica e Cerimoniais.

Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Despacho e como o trabalho da Comunicação deve ser feito de forma a dar mais transparência às ações da Prefeitura.

Os Bombeiros também focaram em um serviço muito importante que é a realização de cerimoniais de acordo com a legislação vigente, respeitando todos os protocolos para realização correta de cerimônias públicas.

Confira fotos da ação

Atenção candidato ao PSS 1-2026: Não forneça seus dados nem entre em contato com estranhos

A Prefeitura recebeu informações de que candidatos ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) 1-2026 para profissionais da Educação estão recebendo mensagens por aplicativo mensagens que alegam necessidade de revisão de dados cadastrais.

ATENÇÃO: Isso é golpe!

Nas mensagens, os golpistas informam que o nome do candidato consta em uma lista de classificados e solicitam que a vítima aceite um contato telefônico para confirmar informações relacionadas ao PSS 1-2026.

Os golpistas também encaminham a lista de candidatos publicada na página do PSS para dar legitimidade ao golpe. Porém, por se tratar de ato público, qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações.

Não forneça seus dados pessoais nem entre em contato com desconhecidos. A Prefeitura alerta para que nenhum candidato seja prejudicado. Fique atento às publicações do Dome na página da Prefeitura Municipal e no perfil da Prefeitura no Instagram.

Participe do lançamento do livro Benedito, o Apito e o Cabrito