A Secretaria de Cultura e Turismo começa nesta semana o Programa Nos Trilhos da Cidade, a ser transmitido nas plataformas da Prefeitura. O programa visa resgatar as memórias referentes ao patrimônio cultural material e turístico da cidade a serem contadas por cidadãos bom-despachenses.
No primeiro episódio, Nos Trilhos da Cidade traz o ex-tenente Senhor Mesquita contando as memórias da Vila Militar. “O Complexo da Vila foi tombado em 2015 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo devido a sua importância histórica para a cidade. Trata-se de um conjunto de casas construídas nos anos 1920 pra sediar os operários que trabalharam na Estrada de Ferro de Paracatu”, relatou a historiadora Bárbara Freitas
Em 1931, depois que a ferrovia foi desativada, o 7° Batalhão da Polícia Militar ocupou o prédio e demais dependências como as 97 casas que, anteriormente, eram residências dos operários da Estrada de Ferro Paracatu. O 7° Batalhão manteve as estruturas e estética do complexo da Vila dos Operários.
Saiba mais – Em Bom Despacho, há doze bens tombados, três bens registrados e diversos outros inventariados. Assim, o patrimônio cultural de Bom Despacho é um dos motivos de orgulho da cidade.
